Instalação de aduelas marca avanços na construção do canal de macrodrenagem do bairro Santa Luzia

Com obras em andamento, a Prefeitura de Barreiras está acelerando o ritmo para concluir a construção do canal de macrodrenagem do bairro Santa Luzia. Cerca de 40 trabalhadores, quatro máquinas de grande porte e uma carreta, neste momento, atuam nas frentes de trabalho para implantação das redes de micro e macrodrenagem. A expectativa da gestão é finalizar as intervenções até dezembro deste ano.

Assim que concluído, o canal de macrodrenagem que está sendo executado no formato de galeria fechada, terá uma extensão superior a 5 km, beneficiando mais de 20 mil moradores. Além de mudanças na qualidade de vida e saúde da comunidade, o local permitirá o acesso para o tráfego de veículos e pessoas. “Mesmo com o excesso de umidade do solo, que mina em diversos pontos diferentes, estamos nos esforçando para dar celeridade à obra. Após a execução das linhas de microdrenagem com manilhas, ontem instalamos mais dez novas aduelas, que compõem o eixo principal do canal e são responsáveis por conduzir o fluxo das águas drenadas na região”, acrescentou o secretário municipal de infraestrutura, João Sá Teles.

Após longos anos de espera, a ordem de serviço para a construção do canal foi assinada pelo prefeito Zito Barbosa, em maio. O bairro Santa Luzia também está sendo beneficiado com pavimentação e melhorias habitacionais. Além da requalificação asfáltica, a Prefeitura aguarda a conclusão do canal para aplicar pavimentação de mais 79 mil metros quadrados de vias.

As obras fazem parte do maior programa de obras já executado por uma prefeitura em todo o estado e compreende mais de 46 obras, já autorizadas pela Prefeitura de Barreiras. “Tenho certeza que em quatro anos não faremos tudo que a cidade necessita, mas certamente faremos muito mais do que a população esperava. Estamos muito felizes em dar um fim à espera dos moradores do Bairro Santa Luzia, que durante o período chuvoso viviam o sofrimento dos alagamentos, com perda de mobílias e expostos a doenças”, destacou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.