História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado: Comissão técnica do concurso realiza visita guiada com arquitetos e urbanistas nos prédios históricos de Barreiras

Após a limpeza nos espaços históricos e públicos inseridos como opção para escolha dos arquitetos e urbanistas dentro do Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo promovido pela Prefeitura de Barreiras, com a temática “História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado”, na tarde desta quarta-feira (2), o coordenador técnico do concurso, Marcus Penalber, acompanhado do assessor técnico Vandré Vilela, e o coordenador de Praças e Jardins, Genivaldo Laurindo, realizou uma visita guiada com os arquitetos nesses espaços que passarão por intervenção no âmbito do concurso.

A visita guiada teve início no Antigo Matadouro, e na sequência, a equipe se deslocou para a Antiga Usina Hidrelétrica, Antiga Delegacia, Rua Humaitá, Praça Dr. Augusto Torres, Praça Amphilóphio Lopes e Praça Duque de Caxias, respectivamente. Todos esses equipamentos públicos e históricos compõem os lotes que poderão ser escolhidos pelos arquitetos urbanistas para a elaboração do Anteprojeto. A arquiteta Luiza Carvalho, destacou o apreço por esses prédios históricos e a realização do concurso.

“Desde o lançamento do concurso sempre houve o diálogo da comissão técnica com os arquitetos, e isso é muito importante. Hoje a realização dessa visita guiada nos proporcionou conhecer de perto o espaço e suas delimitações, sugerir e dirimir as dúvidas. A gente começar a estimular essa discussão de novas propostas da forma de ocupação desses espaços no tempo contemporâneo é uma contribuição para o resgate da história de Barreiras”, disse a arquiteta.

Vale destacar, que as inscrições para o concurso seguem até o dia 25 de março. “Hoje realizamos essa visita técnica guiada com os profissionais interessados em participar do Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo. Essa é uma oportunidade que os arquitetos têm de ver o local, avaliar, sanar as dúvidas, e na sequência, definir qual dos lotes é do interesse. Destaco que continuamos com o agendamento para aqueles que não conseguiram participar dessa visita hoje através do email concurso.arq.urb@hotmail.com”, destacou o coordenador técnico do concurso, Marcus Penalber.

Dircom/PMB 02.03.2022