GESTUR 2022: Conselho Municipal de Turismo realiza reunião para tratar do Encontro de Gestores Municipais de Turismo do Estado da Bahia em Barreiras

Entre os dias 26 e 28 de maio, a Capital do Oeste se tornará palco do maior evento voltado para o turismo no Brasil, é o encontro dos Gestores Municipais de Turismo do Estado da Bahia (Gestur 2022), que acontece dentro da programação oficial do aniversário de 131 anos de Barreiras. Com o tema “Um destino turístico, novas atitudes”, o encontro traz em sua programação palestras, seminários e conferências com nomes que se destacam no contexto turístico. Neste sábado, (9), uma reunião extraordinária foi realizada com empresários dos segmentos de hotelaria, turismo, bares e restaurantes e representantes de instituições para falar sobre o evento.

A reunião foi organizada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), conduzida pelo presidente e secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho e aconteceu na sede da Prefeitura de Barreiras. Também participaram do encontro o vice-prefeito, Emerson Cardoso, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, que também é conselheiro; a turismóloga e diretora da Câmara Técnica de Turismo “Caminhos do Oeste”, Ana Rita Cathalá e os conselheiros do Comtur: André Vasco (Educação, Cultura, Esporte e Lazer); Mariene Santana (Administração); Maurício Motta (Bares e Restaurantes); Rider Castro (Legislativo); Iolanda Gonçalves (Viagens e Turismo) e Adriana Morais (Sistema “S”).

Considerando o PIB mundial, o turismo é uma atividade econômica que movimenta aproximadamente R$ 4 trilhões, e que tem se apresentado como uma atividade econômica promissora. No oeste baiano, o turismo começa a despontar na região como um novo polo de economia e ecoturismo da Bahia. “Barreiras é a maior cidade do Oeste do estado, uma protagonista do desenvolvimento regional, e falar sobre turismo nessa cidade potencial é motivo de muita satisfação. O turismo distribui renda e é um grande vetor de possibilidades. A proposta para Barreiras é realizar o Gestur 2022 na zona turística do Caminhos do Oeste, durante os três dias de encontro, Barreiras se transformará na capital brasileira do Turismo”, frisou o organizador do Gestur 2022, Jorge Ávila.

O Gestur 2022  é um evento inédito e inovador, voltado para prefeitos e secretários de turismo dos 128 municípios turísticos do estado da Bahia, também para os 16 coordenadores das Câmaras Técnicas de Turismo, com objetivo de mostrar através de debates e rodas de conversas as atividades econômicas do turismo, potencial econômico e como esse segmento interfere na qualidade de vida das cidades e de seus habitantes.

“Não há como falar em desenvolvimento econômico e social sem passar pela indústria do turismo. A realização desse grandioso evento dentro da programação de aniversário dos 131 anos do município, reforça o compromisso da gestão com esse segmento. Essa reunião nos permitiu saber um pouco mais sobre o objetivo do encontro, além de mostrar a importância desse conselho que nos permite reunir os principais atores do setor turístico e dialogar em prol de diagnosticar e resolver, em conjunto, os principais desafios”, disse o presidente da Comtur e Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho.

Dircom/PMB 11.04.2022