Funcionamento da saúde nos municípios do Oeste foi pauta de encontro da Comissão de Intergestores Regional, em Barreiras

Na manhã desta terça-feira (10), foi realizado no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, da Câmara de Vereadores de Barreiras, um encontro da Comissão de Intergestores Regional (CIR), para tratar de assuntos essenciais ao funcionamento da saúde em municípios da região Oeste. Na pauta esteve a apresentação da Secretaria de Saúde de Barreiras e sua equipe técnica; apresentação da Unidade Especializada em Tratamento de Doenças Renais Crônicas e Vasculares – Instituto Dr. Brancildes; fluxo de atendimento de Oncologia e da Regulação; discussão da situação de arboviroses na região Oeste; apresentação referente a capacitação em Hanseníase para os profissionais da Atenção Básica de Saúde, dentre outros.

Participaram do encontro o vice-prefeito, Emerson Cardoso; o secretário e a subsecretária de Saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues; a coordenadora da CIR, Suzete Dias; secretários de saúde da região; os médicos, Dr. Tiago Melo, Dr. Rodrigo Melo e Dr. Igor Alves; a vereadora Silma Alves; demais coordenadores, diretores, e apoiadores da saúde.

“Hoje tratamos de todos os assuntos inerentes à saúde da microrregião Oeste, como habilitação de novas unidades, regulação, internamento, fluxo do Hospital do Oeste, atendimento oncológico e estratégias de Vigilância Sanitária. Além disso, alguns municípios trouxeram demandas para serem compartilhadas com os demais em um momento de tirar dúvidas e compartilhar experiências”, disse a coordenadora da CIR, Suzete Dias.

Durante a realização do encontro, o coordenador do Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH) de Barreiras, José Itamar, apresentou aos presentes, o fluxo de atendimento desta unidade que representa um avanço no cuidado com a saúde do homem no município, que é uma referência para a região, assim como, a coordenadora do Centro de Parto Normal (CPN) de Barreiras, Layanne Costa, destacou a condução dos trabalhos no primeiro CPN da região Oeste, que funciona interligado ao Hospital da Mulher e é destinado à assistência ao parto, proporcionando acolhimento e conforto à parturiente de baixo risco e ao recém-nascido. Já a enfermeira Kadya Neves, trouxe informações sobre o acompanhamento continuado relacionado à saúde do trabalhador, por meio de projetos e ações.

A subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, falou sobre o encontro. “Esse mês Barreiras sedia o encontro da Comissão Intergestores Regional, onde reunimos secretários e técnicos da saúde dos 14 municípios da microrregião de saúde do Oeste. Estamos aproveitando essa oportunidade para apresentar toda a equipe técnica, pois sabemos que Barreiras é uma cidade pólo e que é responsável pela pactuação de alguns serviços com os demais municípios, então para nós, é sempre importante reuniões como essa para alinharmos e definirmos a organização do sistema de saúde dentro da microrregião, e, na oportunidade apresentamos três experiências exitosas na saúde da Capital do Oeste, que é o CEAH, Centro de Parto Normal e o Projeto Segurança e Saúde do Trabalho”, pontuou a subsecretária, destacando a criação da comissão com os secretários para cobrar do estado sobre a abertura do atendimento de pediatria no Hospital do Oeste e as dificuldades relacionadas à regulação de pacientes através do estado.

O encontro contou com a participação dos secretários e secretárias de Saúde, Vanilton Machado (Angical), José Alberis (Baianópolis), Yanna Neves (Brejolândia), Gonçalo Filho (Cotegipe), Tiago Orunesu (Mansidão), Franciane Borges (Riachão das Neves), Leila Serpa (Santa Rit5a de Cássia), Adriano Almeida (São Desidério), Flaviane Vieira (Tabocas do Brejo Velho).

Dircom/PMB 10.05.2022

  • Compartilhe: