Força tarefa dá início à operação de fiscalização no cumprimento dos decretos de enfrentamento ao Coronavírus, em Barreiras

Uma ação articulada entre a Prefeitura de Barreiras e o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO) reuniu, nesta quinta-feira (29), no primeiro dia de operação, mais de 80 agentes, entre policiais militares e suas unidades de policiamento especializado, equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Cootrans. A iniciativa que visa fazer cumprir os decretos estadual e municipal de enfrentamento ao Coronavírus em Barreiras, vai se estender na sexta-feira (30), sábado (01) e domingo (02), mobilizando os efetivos durante 24 horas, todos os dias.

Três pontos de fiscalização foram montados no primeiro dia, onde as equipes chamaram a atenção para o horário de circulação imposto pelo toque de recolher. Inicialmente, as abordagens consistem em orientações, porém, em casos de resistência outras medidas serão tomadas. “Solicitamos que estas pessoas retornem às suas residências, quando houver insistência em permanecer no local, elas serão apresentadas à delegacia, onde um delegado e um escrivão estarão de plantão para dar prosseguimento ao TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) ”, explicou o comandante da 84ª CIPM, Major Aquino.

Outro foco da fiscalização é o que se refere à venda de bebidas alcoólicas, proibida até o próximo dia 12 de maio. “ A população precisa entender que estas medidas são uma forma de salvar vidas. É a nossa resposta aos constantes descumprimentos dos decretos, com aglomerações, eventos em residências e chácaras e que infelizmente estão nos custando um preço muito alto, com aumento dos casos de Covid e a superlotação dos leitos hospitalares”, disse o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio.

Números – De acordo com o Boletim de resultados da Covid-19 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (29), Barreiras está com 100% de ocupação dos leitos de UTI e 100% dos leitos clínicos. São 12.225 casos confirmados da doença, 11.074 curados e 938 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Dircom/PMB – 30.04.2021