Fluxograma de Atendimento de Saúde Mental é tema do encontro da Secretaria de Saúde de Barreiras e Instituições Públicas e Privadas

O Centro de Atenção Psicossocial de Barreiras, dentro da atual política de saúde mental do Ministério da Saúde, é considerado essencial para a organização da rede de atenção em saúde mental, sendo responsável pela integração e inserção do usuário na sociedade. Partindo da importância desse serviço para o município, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, realizou nesta quarta-feira (4) um encontro com o objetivo de traçar um plano de ação e fortalecer o fluxograma de atendimento de saúde mental em Barreiras.

A manhã de debates reuniu o secretário e a subsecretária de Saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues; também a coordenadora de Saúde Mental, Denny Samper, a vereadora Silma Alves, Ten. Cel. Camilo Uzêda; secretária de Assistência Social e Trabalho, Carmelita Pimentel; subsecretária de Educação, Cátia Alencar; diretora pedagógica do município, Aldeci Queiroz; médicos, psiquiatras, enfermeiros e demais instituições públicas e privadas que compõem a rede. Após a apresentação cultural realizada pelo professor de música Marco Antônio, a coordenadora de Saúde Mental apresentou a estrutura do manejo para pacientes em situação de crise, e enfatizou ainda, a importância do encontro no debate do tema tão em evidência.

“Nosso intuito foi apresentar como funciona a estrutura do CAPS, buscamos trabalhar esse tema sempre como inclusão social, uma vez que o CAPS é porta aberta preconizada pelo Ministério da saúde. Atualmente, o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas conta com 341 usuários cadastrados e 496 no CAPS transtornos graves, dessa maneira, acreditamos que essas estratégias discutidas em rede hoje fortalecerá ainda mais esses equipamentos públicos”, destacou Denny Samper, que na oportunidade fez o convite para a caminhada pelo dia da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 18 de maio, com saída às 17h da Câmara de Vereadores, seguindo até a Praça Castro Alves.

No dia a dia, o CAPS conta com uma estrutura de multiprofissionais, sendo: assistente social, educador físico, enfermeiros, médicos clínicos, médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnico em enfermagem, professor de música, oficineiros e equipe administrativa. Conforme o secretário de saúde, o município tem investido para que a saúde mental tenha atenção tanto nas sedes dos CAPS, como também na Atenção Primária de Saúde, no Ambulatório de Saúde Mental, Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24H), bem como nos Centros de Referência de Atenção Social (CRAS) e em outras unidades.

“Agradeço a participação de todos nesse primeiro encontro após esse desafio contra a Covid-19 que ainda buscamos controlar. Todos os programas voltados para a saúde municipal têm tido uma atenção especial pela Prefeitura de Barreiras, principalmente com atendimentos a psicólogos no Centro de Saúde Leonídia Ayres e traçar um plano de ação de atividades que precisam ser trabalhadas de forma alinhada, é o nosso principal objetivo. A saúde mental tem sido uma temática muito presente em nosso cotidiano, esse alinhamento do serviço multidisciplinar é fundamental para reforçar ainda mais essa atenção e o cuidado com a vida”, pontuou Melchisedec Neves.

“Você me vê, mas não me olha. Até quando?”: No próximo dia 21 de maio as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial coordenarão a Exposição de Artes produzidas para mostrar que a Luta Antimanicomial foi um marco na história da psiquiatria brasileira. Esse ano as unidades de Barreiras trazem como tema: “Você me vê, mas não me olha. Até quando?”. A Exposição de Artes, que integra a programação dos 131 anos de emancipação política de Barreiras, será na Praça Landulfo Alves às 16h, e contará com a apresentação da Banda 5X ELAS.

Dircom/PMB – 04.05.2022