Fluxo de atendimento para Arboviroses e Covid-19 é tema de treinamento online, promovido pela Secretaria de Saúde de Barreiras

A Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu na tarde desta terça-feira (23), um treinamento sobre o Fluxo e o Atendimento Clínico para Arboviroses e Covid-19, direcionado aos profissionais da rede de assistência à saúde do município. O treinamento online, organizado pelas equipes da Vigilância Epidemiológica (VIEP) e Atenção Básica do município, foi conduzido pelo infectologista Luciano Reale através do aplicativo Meet.

Com o foco na segunda onda da Covid-19 vivenciada em todo País e a quantidade de pessoas infectadas por arboviroses, que incluem os vírus da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, o Dr. Luciano Reale abordou sobre as doenças virais, suas características comuns e os sinais indicativos de gravidade.

Sendo o mosquito Aedes aegypti o principal vetor de transmissão das arboviroses, o infectologista também mostrou as consequências das doenças e como identificar seus principais sintomas, quais os pontos importantes a se verificar no exame físico, a fase febril, crítica, de recuperação e os sinais de alerta que os profissionais devem ter no ato do atendimento. A diferenciação dos sintomas das arboviroses e da Covid-19 também teve destaque no encontro. Foi mostrado o quadro clínico da Covid, qual proporção de casos assintomáticos, a letalidade, as principais complicações da doença, fatores de risco para pacientes com doenças graves, o desenvolvimento da doença em crianças e adolescentes e o período de tratamento.

Após participação das equipes tirando dúvidas sobre o assunto abordado, Dr. Luciano Reale agradeceu pelo momento e reforçou a importância dos cuidados individuais. “Essa é a primeira vez que faço um treinamento virtual, essa ferramenta tem sido muito oportuna para o momento em que vivenciamos. Estamos todos nessa luta, não tem sido fácil para ninguém, principalmente para equipes de saúde do município, por isso, vamos orientar a população dos cuidados que devem ser mantidos”, pontuou.

O secretário de saúde, Melchisedec Neves, juntamente com a subsecretária, Jamile Rodrigues, coordenador da VIEP, Lucas Andrade e a coordenadora da Atenção Básica, Zayra Vidal, também participou do treinamento e destacou a importância dos assuntos abordados no cotidiano dos profissionais.

“Esse período chuvoso em Barreiras favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, temos recebidos muitos pacientes com sintomas de arboviroses que são parecidos com os da Covid-19, dessa maneira, esse treinamento possibilitou tirar dúvidas das equipes que trabalham nas unidades e centros de saúde do município. A Prefeitura de Barreiras tem realizado treinamentos desde o início da pandemia do novo coronavírus com objetivo de dar suporte a todas as equipes de saúde”, pontuou o secretário.