Festival de Xadrez promove integração entre alunos do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Barreiras

Com 115 estudantes inscritos, a terceira edição do Festival de Xadrez do Colégio Sagrado Coração de Jesus promoveu a integração e muita disciplina entre os participantes que se reuniram em torno dos tabuleiros montados na quadra da escola. O evento começou na manhã desta quinta-feira (16) e só se encerra no final do dia quando sairão os campeões das categorias Masculino e Feminino em idades entre 12 a 15 anos.

A proposta integra o Projeto Xadrez na Escola, desenvolvido desde 2016 conjuntamente entre as disciplinas de Matemática e Educação Física. “Durante a pandemia, os esportes coletivos foram suspensos e as aulas de xadrez foram mantidas, de forma individual”, explica o vice-diretor e também professor de Matemática, Eduardo Ribeiro. Ele é responsável pela organização do evento e destaca as habilidades que a prática do xadrez desenvolve no jogador.

“O xadrez e a vida se aproximam, uma vez que o esporte promove a disciplina, controle do tempo, o foco na busca pela vitória e também como lidar com as perdas. O tempo para execução de cada jogada é controlado e o aluno passa a entender melhor como executar a estratégia em um tempo determinado, lidando assim, com a ansiedade. Isso é fundamental, especialmente na pós-pandemia”, explica o professor.

Entre os participantes, os estudantes Gabriel Alencar, do 9º ano, e Andriey Miguel, do 8º ano estavam motivados para garantir uma boa classificação. Eles aprenderam a jogar na escola e já participaram de torneios anteriores. “Conheci o xadrez quando estava no 6º ano, de lá para cá aprendi muito, tiro um dia da semana para jogar. O xadrez requer controle psicológico, ele ameniza os problemas e exige atenção”, destacou Gabriel. Já Andriey, reforça a integração que o jogo e os campeonatos proporcionaram. “É bom para criar um ciclo de amizades, desenvolver o raciocínio lógico e brincar com os amigos”.

Dircom/PMB – 16.12.2021