Festa, tradição e emoção marcam comemoração dos 31 anos da Escola Municipal Cleonice Lopes, em Barreiras

Uma grande festa na sexta-feira, 03, marcou as comemorações dos 31 anos da Escola Municipal Cleonice Lopes, localizada no bairro Vila Rica, em Barreiras. Os corredores da escola se tornaram um ambiente cinematográfico, com exposição de fotos e decoração temática que contou um pouco da história de uma das primeiras escolas da cidade, fundada em 26 de abril de 1988.

A secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar compareceu para comemorar com os professores, alunos e convidados. Uma das personalidades homenageadas foi a vereadora Silma Alves, que lecionou nos primeiros anos de funcionamento da escola e se emocionou em relembrar. “Só tenho boas lembranças da Escola Cleonice Lopes, iniciei junto com a escola em 88 e fui professora cinco anos, convivendo com essas professoras que fazem a diferença na educação”, disse a vereadora.
O pastor Vonaldo fez a benção de Ação de Graças, levando a palavra de fé e união aos educadores e alunos. Logo após, a professora Magda Cardoso leu o histórico da Professora Cleonice Lopes pesquisado pela historiadora Ignez Pitta, que cita Cleonice como uma barreirense que foi uma referência educacional e de postura aos professores na década de 70. Atuou como vice-diretora do Grupo Escolar Antônio Geraldo e lecionou por muitos anos no Colégio Padre Vieira, ajudando na formação de inúmeros barreirenses.

A professora de geografia, Mirthe Honorato que leciona na escola foi uma das alunas de Cleonice Lopes, e emocionada relatou que na década de 70, a valorização do estudo era baseada no respeito e dedicação. Os ex-diretores Rosania Araújo, Ana Cinthia Passos e Washington Luciano Souza, professores e alunos já formados também compareceram para cantar os parabéns e parabenizar o trabalho da equipe coordenada pela diretora Duvanir Rocha.

“É uma honra fazer parte desses 31 anos de trabalho e dedicação da Escola Cleonice Lopes, que atende 745 alunos, com sala de recurso multifuncional, laboratórios e estrutura de qualidade. Temos aqui uma unidade de ensino inclusiva, participativa e democrática, com propósito de preparar os alunos para que sejam capazes de traçar seus próprios caminhos construindo e reconstruindo conhecimentos conscientes de seus direitos e deveres. Agradeço a todos os amigos, alunos e principalmente nossos professores por ajudarem a construir essa história”, disse a diretora Duvanir.

A secretária Cátia Alencar parabenizou toda a equipe citando a importância dos profissionais da educação e comunidade escolar no legado da escola, evidenciando os 31 anos de aprendizado e formação dos barreirenses. “São mais de três décadas de história, com a contribuição de toda comunidade escolar. Por aqui, já passaram alunos que são grandes profissionais e que relembram com carinho o aprendizado que essas professoras proporcionaram. A Escola Cleonice Lopes tem nosso carinho especial, porque homenageia essa barreirense guerreira e ao mesmo tempo humilde, que sempre mostrou que seu trabalho como educadora estava acima de qualquer coisa. Parabéns a todos os alunos, professores e comunidade da Vila Rica que abraçam essa escola com amor”, salientou a secretária.

Para tornar a data ainda mais especial, a programação da festa incluiu apresentações culturais dos alunos e do professor de inglês, Wesley Pinto. A animação ficou por conta do cantor Elias Camargo e da fanfarra Cleonice Lopes-FANCLO.