Feirantes do Centro de Abastecimento de Barreiras passarão por capacitação sobre boas práticas no manuseio de alimentos

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Tecnologia em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais e Senar

Os 450 feirantes que se dedicam ao comércio de alimentos no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) passarão por uma capacitação promovida pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e do Senar. A iniciativa integra uma série de ações que vêm sendo implementadas na maior feira livre do Oeste da Bahia, sob a orientação do Ministério Público Estadual e que conta com a parceria de diversas entidades com o objetivo maior de garantir a segurança alimentar de consumidores e feirantes.

“Desde 2019 iniciamos uma capacitação com o pessoal dos açougues com foco no abate clandestino e orientações sobre boas práticas no manuseio, transporte e armazenamento das carnes. O resultado foi muito satisfatório, então estendemos para os demais setores. Há questões culturais relacionadas aos hábitos e práticas dos feirantes e leva algum tempo para que as mudanças ocorram, mas estamos caminhando e vale destacar a parceria de todos os órgãos envolvidos”, destaca o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Barreiras, João Ricardo Soares da Costa.

Nesta quarta-feira (16), os feirantes receberam um chamamento para a capacitação que terá início na próxima segunda-feira (21) e reunirá turmas divididas pelos segmentos de derivados do leite, biscoitos e temperos; hortifrúti; restaurantes e lanchonetes; cereais e açougues e peixaria. “Durante a pandemia o sistema CNA/Senar lançou o programa Feira Segura, para orientar estados e municípios a evitar o contágio da Covid e garantir a segurança alimentar. Este material será a base da capacitação e abordará, além de noções de boas práticas na recepção, manipulação, fracionamento e exposição dos alimentos, trará ainda, dicas de marketing e divulgação como forma de agregar valor aos produtos”, explica o presidente do Sindicato, David Schmidt.

Conduzindo a visita aos comerciantes, o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques destacou que a capacitação é obrigatória e será realizada na Escola Municipal Mirandolina de Macedo, perfazendo um total de oito horas, divididas em quatro teóricas e quatro aulas práticas no próprio local de trabalho, o CAB. “A capacitação é pré-requisito para a renovação dos novos termos de permissão de uso do espaço. Os feirantes devem procurar o escritório do CAB para tirar qualquer dúvida. Trata-se de uma ação importante para a melhoria das condições de trabalho e também para a segurança e conforto dos frequentadores da feira livre”, finalizou.

Instituições participantes: Integraram as vistorias representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); Vigilância Sanitária Municipal (Visa); Sistema de Inspeção Municipal (SIM); Sebrae; Senai; Senar; Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras; Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Procon e CONSID.

Dircom/PMB – 16.08.2023