FANSCOJ conquista troféu de campeã do 3º Concurso Municipal de Fanfarras de Barreiras

Com uma grande estrutura para receber a final do 3º Concurso Municipal de Fanfarras, o Parque Engenheiro Geraldo Rocha ficou lotado na noite de sexta-feira, 20, com centenas de alunos, pais e expectadores que assistiram um show de cores, talento e musicalidade. Em seu terceiro ano, o concurso é um evento cultural realizado pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, acompanhado pela Diretoria Municipal de Cultura.

Dentro do programa Cultura e Arte por Toda Parte, o concurso foi preparado em três etapas e as cinco melhores fanfarras das escolas municipais disputaram o título com apoio das torcidas empolgadas. A primeira apresentação foi da fanfarra do CAIC- Murílio Avelar Hingel, que finalizou o processo de formação da fanfarra marcial este ano e não concorreu ao título, mas trouxe toda vitalidade e força dos 48 componentes com o uniforme azul e branco.

As fanfarras foram avaliadas pelo corpo de jurados, que pontuaram afinação, marcha, sincronia de movimentos, condução do mor comando (bastão, marcha, postura, uniforme e sincronismo), mor coreografia e regente (regência, comunicação gestual e traje). Com 20 minutos para desenvoltura, quem iniciou as apresentações foi a FANEV da Escola Valdete Piedade de Holanda com 50 componentes. O azul, branco e dourado dos uniformes, fogos de artifício e balões fizeram parte da produção cenográfica, que recebeu muitos aplausos do público.

Logo após, as cores vermelho, azul e branco invadiram a quadra com a FANSCOJ do Colégio Sagrado Coração de Jesus, com 48 componentes, corpo de bailarinos e coreografias. Em seguida, entraram os componentes da bicampeã da fanfarra Tigres da FANMAF do Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira com uniformes lilás e branco. A fanfarra do Cleonice Lopes – Feras da FANCLO fizeram troca de adereços durante a apresentação, com telas cenográficas e para finalizar o Colégio Municipal Eurides Sant´Anna marchou com a FANES, que também consagrou pelo segundo ano a melhor atuação do Mor de Comando, Leandro Tavares.

A campeã eleita pelo júri foi a FANSCOJ, do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus, ficando com 2º lugar a FANES e 3º lugar a FANEV, que receberam troféus. O jovem Matias Azevedo, 17 anos compareceu e ficou encantado com a desenvoltura das fanfarras. “Estávamos na torcida pela minha escola, mas todas as fanfarras se apresentaram muito bem. Eu gosto de assistir, e já estou pensando em fazer aula de música e quem sabe participar da fanfarra no próximo ano”, disse.

Finalizando as apresentações, fanfarra do CETEP fez uma participação especial com músicas consagradas nos instrumentos de sopro e sonoridade da banda marcial. Acompanhada do Diretor de Cultura, Lucas Barretos, a secretária Cátia Alencar acompanhou o evento citando a organização das fanfaras e envolvimento da comunidade escolar no evento.

“Mais uma edição de sucesso do concurso de fanfarras e as famílias compareceram para prestigiar o evento. Quero parabenizar a dedicação das escolas municipais, da comunidade escolar e o trabalho de cada componente que brilhou na avenida, nas praças e hoje na quadra. Esse ano, mais uma vez o prefeito Zito Barbosa deu apoio total, e conseguimos proporcionar instrumentos e uniformes novos para fortalecer essa atividade que envolve musicalidade, disciplina e aprendizado. No próximo ano, com certeza contaremos com a presença de mais escolas, fortalecendo cada vez mais esse concurso que proporciona envolvimento dos jovens com a cultura, educação e integração social”, disse a secretária de educação, Cátia Alencar.

Confira o resultado completo:

1º Lugar – FANSCOJ

2º Lugar – FANES