Escola Municipal Roberto Santos recebe Feira Social e de Empreendedorismo com a participação de serviços da Assistência Social

Em mais uma edição do Programa ALI- Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, a Escola Municipal Roberto Santos localizada em Barreirinhas, realizou a Feira Social e de Empreendedorismo neste sábado, 30. Com o pátio organizado com barracas e exposições, os 350 estudantes do 6º ao 9º ano, movimentaram a comunidade escolar envolvendo a participação dos pais, que também tiveram oportunidade de expor produtos durante a feira.

Antecedendo a feira, os estudantes foram incentivados dentro da sala de aula pelos professores com abordagens pedagógicas em empreendedorismo e estímulo à matemática financeira, buscando despertar o protagonismo juvenil para o mercado de trabalho. O resultado foi culminado durante a feira, que contou com artesanato de bijuterias de miçangas, bolos e tortas produzidos e comercializados pelos estudantes.

Os pais puderam expor produtos da agricultura familiar, peças de crochês, jardinagem, gastronomia com bolos de pote, tapiocas e doces caseiros, chamando atenção dos visitantes. A diretora escolar, Ana Francisca recepcionou a subdiretora municipal de Acessibilidade e Inclusão, Eliene Fernandes, os vereadores Valdimiro José e Yure Ramon, moradores, visitantes, e ainda destacou o resultado positivo do evento que incentivou a permanência da feira no calendário anual da escola.

“Toda gestão escolar, professores e estudantes abraçaram com muito entusiasmo o programa ALI e a proposta da feira, e decidimos que vamos realizar anualmente projetos dessa magnitude, que são propulsores ao desenvolvimento social e empreendedor dos jovens estudantes”, disse a diretora.

A parceria com o Sebrae ainda proporcionou a palestra do Grupo de Mulheres Empreendedoras do Oeste da Bahia, que compartilharam suas experiências com as mães que ajudaram na realização da feira. A terapeuta holística, Fátima Liguori, também participou levando ao conhecimento dos participantes o seu livro “Sou como sou na Escola”, que encoraja o potencial literário dos estudantes.

A Feira Social e Empreendedorismo ainda contou com a presença do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e Centro de Referência a Assistência Social (CRAS III) por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, ofertando serviços de atualização dos programas sociais. Os acadêmicos do Centro Universitário Uninassau realizaram orientações jurídicas, atendimento psicológico, de enfermagem e fisioterapia. O Brechó Solidário também fez parte da programação, e toda renda será revertida para aquisição de produtos de higiene pessoal que será doada às instituições sociais.

Agenda para os encontros de empreendedorismo e ação social na rede municipal de ensino: Escola Municipal Santa Luzia (1/8), Centro Municipal de Aprendizagem Paulo Machado (4/8), Escola Municipal Iazinha Pamplona (12/8), Escola Municipal Francisco Joaquim de Lima (1/9), Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo (22/9) e Escola municipal Antônio de Bento de Freitas (29/9).

Dircom/PMB- 1.8.2023