Escola José Agostinho Porto da Baraúna recebe a 1ª Feira do Empreendedor realizada por meio de projeto junto com o Sebrae

Promover ações que despertem ou potencializem o comportamento empreendedor dos estudantes do ensino fundamental é o objetivo da Secretaria de Educação de Barreiras com a adesão feita ao Programa ALI Educação Empreendedora, do Sebrae, que leva conhecimento sobre inovação e empreendedorismo para a sala de aula para estudantes e educadores. Na última terça-feira (14), a Escola José Agostinho Porto, do povoado da Baraúna, colocou em prática toda a teoria do projeto pedagógico “Educação empreendedora e financeira”, proposta que começou a ser desenvolvida no mês de agosto. A culminância do trabalho foi a realização da 1ª Feira do Empreendedor onde, além dos alunos, a comunidade também pôde participar, expondo e vendendo seus produtos.

A feira contou com a visita do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de Indústria e Comércio, Roberto Carvalho; coordenadora municipal da Educação Empreendedora, Mônica Patrícia; o vereador Valdimiro José e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Davi Schmidt, que prestigiaram os estandes com os mais variados tipos de negócios. Serviços básicos de saúde, assistência jurídica, psicológica, orientação do CrediBahia, informações sobre o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), foram disponibilizados aos cerca de mil visitantes.

“O resultado final dessa feira foi sem sombra de dúvidas, muito significativo para a escola e a comunidade de um modo geral, não somente pelo valor financeiro angariado por cada expositor, mas, sobretudo pela oportunidade que as pessoas tiveram para mostrar os seus serviços e produtos, e incentivar as novas gerações por meio da escola”, conta a coordenadora pedagógica, Joana Danúbia de Jesus.

De acordo com a coordenadora municipal da Educação Empreendedora, a Feira é uma ação imprescindível do projeto que reforça a importância do empreendedorismo. Ela destaca ainda a atenção dada pela gestão municipal ao Programa ALI Educação Empreendedora que até agora atendeu mais de 14 mil estudantes da rede municipal de ensino, matriculados em 22 escolas. “É motivo de muita alegria para a Secretaria de Educação apoiar projetos como este que possibilitam aos alunos uma aprendizagem consolidada e significativa. A partir da próxima semana, junto com o Sebrae, começaremos um novo ciclo onde outros alunos de 11 escolas, e desta vez incluindo as da zona rural, vão receber os conteúdos da Educação Empreendedora”, ressalta Mônica Patrícia.

Dircom/PMB – 17.11.2023