Equipe da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras integra comitiva em visita a cidade de Vitória da Conquista

Na bagagem de volta, promissoras parcerias e troca de experiências para o fomento de inovação e tecnologia

Durante três dias, de 16 a 18 deste mês, uma comitiva de Barreiras, composta por integrantes da Prefeitura Municipal, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Universidade do Oeste da Bahia (Ufob) e Sebrae Oeste esteve na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado. O secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques; a subsecretária, Manuela Maia; e o diretor Marisvaldo Batista participaram da visita técnica ao Hub Conquista, uma comunidade que visa fomentar o empreendedorismo inovador e contribuir para o desenvolvimento regional por meio da conexão entre pessoas, conhecimentos e negócios.

A proposta de ir até Vitória da Conquista partiu do grupo de trabalho Ecossistema Inovação de Barreiras, do qual a Prefeitura Municipal faz parte. “O objetivo desta missão técnica foi de conhecer mais detalhes do Hub Conquista que agrega startups empenhadas em buscar soluções de problemas para, desta forma, promover e alavancar a eficiência de empresas públicas e privadas”, explica o secretário José Marques. Ele reforça outro foco das visitas. “Buscamos também firmar tratativas de cooperação técnica entre os dois municípios a fim de que possamos, em breve, termos em funcionamento aqui, o nosso Hub Barreiras”, finalizou Marques.

O Hub Barreiras está em fase de construção e o Hub Conquista tem se tornado um importante modelo para a implantação do espaço, na Capital do Oeste. No final de janeiro, o vice-prefeito Emerson Cardoso e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho estiveram naquele município no sudoeste baiano para um encontro com o diretor do Hub Conquista, Victor Dutra. A parceria entre os municípios prevê aporte de tecnologia e experiências para que o projeto se concretize em Barreiras em curto espaço de tempo.

Sobre os Hubs – Os Hubs são espaços – físicos e/ou virtuais – nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração. (https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-hub/)

Dircom/PMB – 22.02.2022