Em seu aniversário de 130 anos, Barreiras recebeu novos equipamentos públicos na área da educação, cultura, esporte e lazer

O investimento contínuo na área da educação, cultura, esporte e lazer, realizado pela Prefeitura de Barreiras, foi celebrado mais uma vez com a programação dos 130 anos de emancipação política do município, neste 26 de maio. Foram entregues 27 obras à população, sendo 19 na área da educação, abrangendo as zonas urbana e rural do município, que incluem novas creches, requalificação de unidades escolares, construção de quadras e ginásios poliesportivos, implantação de sistema de energia solar, aquisição de 120 computadores, além da reforma do antigo Paço Municipal para a instalação da nova sede da Academia Barreirense de Letras – ABL.

Os bairros Sombra da Tarde, Barreiras I e Vila Dulce sediam as três novas creches que foram entregues. Construídas, conforme o padrão de qualidade estabelecido pelo Ministério da Educação, as creches possuem refeitório, recreio coberto, salas e fraldário, em estruturas com cerca de 1.000 m² para atender crianças do berçário ao maternal, e ampliando em cerca de 1.000 o número de vagas para este público.

Na zona rural, as comunidades de Mata do Jatobá, Assentamento Santa Rita, Campo Erê, São José do CTI, Arraial da Penha, Bela Vista e Bezerro, tiveram suas unidades escolares completamente requalificadas. A Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, no povoado do Tatu, foi contemplada com um ginásio poliesportivo e as comunidades do Campo Erê, Chico Preto e Cajuerama com quadras poliesportivas.  Na zona urbana, mais duas escolas contam agora com ginásio poliesportivo, são elas: Escola Municipal Cleonice Lopes e Tarcílio Vieira de Melo.

A Prefeitura também realizou um amplo trabalho de sustentabilidade e eficiência energética, com a instalação de um sistema de energia solar para atender 11 escolas da rede de ensino. Serão gerados no mínimo 1.673 MWh/ano de energia, o que traz além de economia aos cofres públicos, a preservação do meio ambiente.

“Acredito que este seja o maior trabalho de energia sustentável voltado à área de educação do país, concluído neste período. Este é um investimento que em longo prazo retorna ao município com o abatimento dos gastos de energia elétrica. Todos os nossos esforços, mesmo com os desafios de enfrentar a pandemia, nos colocam no caminho certo para consolidar a Barreiras do Futuro, inteligente, sustentável e humana”, declarou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.

Neste ano em que a Capital do Oeste completa 130 anos de emancipação política, a Prefeitura de Barreiras dará continuidade aos investimentos na educação com a construção da quadra poliesportiva no Povoado do Bezerro e mais seis escolas situadas no Barrocão de Baixo, Vila Dulce, Jardim Vitória, Novo Horizonte, Fazendinha e Angélica Ayres.