Em reunião, Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Barreiras discutem aplicabilidade da Lei Paulo Gustavo

Com a recomposição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Barreiras (CMPC) e eleição da nova diretoria no mês de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras se reuniu na quinta-feira (29), com o presidente Ramon Souza para debater ações em torno da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura, além dos projetos dos artistas e fazedores de cultura do município, que poderão ser beneficiados com a Lei Paulo Gustavo.

Para esclarecer a aplicabilidade da Lei Paulo Gustavo e orientar os artistas barreirenses sobre o recurso, durante os dias 17 a 21 de julho, a Secretaria de Cultura e Turismo realizará escutas com produtores, fazedores de cultura e artistas culturais que integram a Cultura Junina, Artes Cênicas, Música, Cultura Identitárias e do Audiovisual. Os encontros acontecerão no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, às 19h.

Na reunião participou a subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno; o diretor de Cultura, Bosco Fernandes; o assessor jurídico Délio Guedes; o especialista em leis de incentivo, Felipe Breunig; o gestor do Fundo Municipal de Cultura, Humberto Júnior e o presidente do CMPC, Ramon Souza; que agradeceu a oportunidade à frente do Conselho após a eleição para o biênio 2023/25.

“Desde que assumimos o Conselho, tem sido realmente um novo desafio, aproximar os setores artístico e poder público, para que juntos, possamos desenvolver atividades culturais em nossa cidade. Estamos com grandes expectativas e já iniciamos o planejamento, para recolocar Barreiras no cenário artístico da Bahia, com a criação do nosso Sistema Municipal de Cultura e buscando inserir nossa arte, cultura, teatro e música dentro das leis que beneficiam o setor artístico”, disse o novo presidente, Ramon.

A subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, demonstrou as expectativas com a recomposição do Conselho e a colaboração para o desenvolvimento das ações culturais.“O Conselho tem desafios importantes no apoio ao poder público, como retomarmos o trabalho de criação do Sistema Municipal de Cultura, para oportunizar o município a receber incentivos das leis de incentivo cultural, principalmente a Lei Paulo Gustavo, inserindo assim, nossos fazedores de cultura em editais de produção e difusão cultural, além de uma série de investimentos em políticas culturais. Para esclarecer todo esse processo estaremos tirando dúvidas e explicando como participar através dos projetos sociais e culturais, ainda este mês. Essa é uma oportunidade para todos os fazedores de cultura do município”, finalizou.

Dircom/PMB- 30.6.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo