Em dois anos, Prefeitura de Barreiras promoveu plantio de cerca de 25 mil mudas de espécies do Cerrado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, por meio do Programa Barreiras Cidade Verde e Sustentável, vem desenvolvendo ações em favor da arborização da cidade, recuperação de nascentes e áreas degradadas, além da distribuição gratuita de mudas nativas do cerrado à população. Todas essas ações são realizadas pelas equipes da Prefeitura, através do Viveiro do Parque, e em parceria com instituições como FASB, AIBA, ABAPA, MM Limpeza Urbana e a Secretaria de Infraestrutura do Município.

“Em 2017 e 2018 foram em torno de 25 mil mudas de espécies nativas do cerrado plantadas e distribuídas gratuitamente para população. Na cidade, esse projeto de arborização são realizados nas praças, ruas, avenidas, escolas, dentre outros espaços”, disse o secretário de meio ambiente Demosthenes Júnior.

Em dezembro, o trabalho não parou. Na Avenida ACM, foram plantadas 100 mudas, contemplando áreas como a frente da Câmara de Vereadores e o cais da cidade.

“Com o apoio das associações de moradores que vêm nos procurando para arborizarem seus bairros, como por exemplo: Associações dos Bairros Flamengo, Serra do Mimo, Morada Nobre, Residencial Boa Sorte, Arboreto I e II, Residencial São Francisco, Jardim Vitória e Residencial Cidade Nova”, temos conseguindo desempenho satisfatório para tornar nossa cidade mais bonita e agradável”, destacou o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, Ronaldo Ursulino.

Ipês, Jacarandás do Cerrado, Acácias, Flamboyant, Chichá, Chama da Floresta, Oitis, Pata de Vaca, Buritis, Ingazeiras, Jatobás, Embaúbas, Aroeiras, Gonçalo Alves, estão entre as espécies escolhidas para cultivo, plantio e distribuição.

Para 2019, está prevista a arborização das Avenidas Dr. Clériston Andrade, ACM, Ahylon Macêdo, Rua das Turbinas, além de praças e bairros da cidade.