Em diálogo com feirantes, Prefeitura de Barreiras esclarece dúvidas sobre Sistema de Inspeção Municipal – SIM

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, abriu mais uma vez espaço para feirantes e produtores rurais conhecerem a proposta de atualização do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, que foi encaminhada à Câmara de Vereadores e tem como principal objetivo a regularização e fiscalização dos produtos, exclusivamente, de origem animal.

Segundo o previsto no projeto, estabelecimentos que produzem gêneros de origem animal nas agroindústrias e estabelecimentos manipuladores de alimentos terão a possibilidade de adequar sua produção para garantir o Selo de Inspeção Municipal que possibilitará a expansão das suas vendas para mercados e supermercados dentro do município.

“É preciso esclarecer que o SIM não inviabiliza as vendas dos produtos da agricultura familiar nas feiras livres da cidade. Feirantes locais que estão nos Centros de Abastecimento e comercializam seus itens dentro das normas da vigilância sanitária continuarão normalmente realizando sua atividade”, destacou Canuto Aires, coordenador da Vigilância Sanitária de Barreiras.

A uniformidade dos padrões de inspeção sanitária entre os municípios incentivará a geração de empregos, facilitará o acesso às linhas de crédito, fortalecendo as cadeias produtivas regionais. Segundo o piscicultor Valter Santana, a informalidade, muitas vezes, impede o crescimento dos pequenos produtores.

“O SIM é de suma importância, partindo do princípio que a gente vai se regularizar para inserir um produto de qualidade no mercado de Barreiras, a princípio, e futuramente abranger a região Oeste. Esse é um sonho e um desejo de muitos piscicultores que acompanho há muitos anos nessa luta, certamente vai trazer mais oportunidade, reduzindo os entraves que tem feito muitos desistirem da criação de peixes”, enfatizou Valter.

Também participaram do diálogo, conduzido pelo secretário de agricultura José Marques ao lado do vice-prefeito Emerson Cardoso, o presidente da câmara de vereadores, Otoniel Teixeira, a vereadora Silma Alves, o subsecretário de indústria e comércio Roberto de Carvalho, o veterinário da Secretaria de Agricultura, Diego Barreiros e o veterinário do Consid, Cleber Andrade.

“A aprovação do projeto que atualiza o SIM, vem para agregar valor aos produtos de origem animal  como laticínios, ovos, mel, carne e pescado, permitindo que eles tenham um selo de origem e que os empreendedores possam atuar de modo legal não só em Barreiras, mas na região Oeste, futuramente. É preciso destacar que em primeiro momento, nós trabalharemos em um processo educativo, dando tempo para que todos se adequem às normativas do Sistema de Inspeção”, comentou José Marques.