Em comemoração aos 129 anos de emancipação política, Prefeitura de Barreiras entrega obras na área da saúde e autoriza novos investimentos

Os 129 anos de emancipação política de Barreiras foi comemorado na última terça-feira (26) com uma programação especial organizada na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, um dos presentes que a cidade ganhou em seu aniversário. Durante o ato solene que seguiu protocolos do Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa ao lado da primeira-dama, Marisete Bastos, vice-prefeita, Karlúcia Macedo, do Comandante do 4º BEC, Cel Bastos, Comandante do CPRO, Cel Osival Cardoso, secretários e vereadores, entregou à população 26 obras nas áreas da educação, lazer, segurança, infraestrutura e saúde.

Dentre as obras entregues, está a Unidade de Saúde na comunidade Barrocão de Baixo que recebeu o nome Gerson de Freitas Lima. Natural de Barreiras, o homenageado foi prefeito interino, vereador e presidente do Legislativo onde teve a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do município em diversos setores. Ele construiu a primeira ponte no Rio Grande ligando a comunidade à sede municipal. Após a doação do terreno na própria comunidade pela nora Niva dos Anjos Lima, viúva de seu filho Arlinson Dias Lima (in memoriam), foi construída a unidade de saúde com recursos próprios do município que o homenageou em reconhecimento a sua dedicação à causa pública.

A Prefeitura de Barreiras também entregou nesse 26 de maio, a Unidade de Saúde Antônia Zélia no bairro Vila Amorim totalmente reformada. No local que atende mais de 2.600 famílias, já é ofertado diariamente atendimento médico, odontológico, além de procedimentos como de pré-natal, curativos, vacinação, acompanhamento com enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“A Prefeitura de Barreiras vem empreendendo todos os esforços necessários no enfrentamento à Covid-19 desde o início da pandemia, tomando todas as medidas e seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Associado a essa realidade, também continua dando seguimento à melhoria da Atenção Básica através do aumento da oferta de serviços com construção de novas Unidades de Saúde, a exemplo da Unidade entregue à população do Barrocão, a reforma da Unidade Antônia Zélia na Vila Amorim, também as demais obras que estão em execução e as novas ordens autorizadas nesse 26 de maio. Com certeza essa pandemia vai passar e esses investimentos assegurarão que a saúde de Barreiras, após esse período, seguirá oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado”, pontuou Anderson Vian, secretário de saúde.

Em ato contínuo, o prefeito Zito Barbosa destacou as 22 obras em andamento, com importantes investimentos na saúde como: a construção da Casa de Parto no Hospital da Mulher, do novo CEPROESTE e também das novas Unidades de Saúde nas comunidades Cerradão, Val da Boa Esperança e nos bairros Santa Luzia e Novo Horizonte.

A transformação na saúde municipal é destaque na cidade e zona rural, dessa maneira, o prefeito também assinou no ato comemorativo dos 129 anos do município, autorização para 12 novas obras que já tiveram início nessa quarta-feira (27). No conjunto das obras estruturantes estão incluídas a construção da Unidade de Saúde na comunidade KM 30 e outra no bairro Barreiras I.
“Entregamos à população 26 obras em celebração ao aniversário de Barreiras, nas diversas áreas da administração, entre elas um novo Posto de Saúde no Barrocão de Baixo e a reforma do Posto de Saúde Antônia Zélia, na Vila Amorim. Seguimos executando outras 22 obras que serão entregues ainda esse ano. Hoje autorizamos a construção de mais duas novas Unidades de Saúde no KM 30 e outra no bairro Barreiras I. Cumprindo assim nosso compromisso de cuidar das pessoas e da saúde dos barreirenses”, destacou o prefeito Zito Barbosa.