Em Coletiva de Imprensa, Educação e Forças de Segurança tranquilizam população e detalham ações para ampliar a proteção e segurança nas escolas

Como forma de ampliar as ações de proteção e segurança nas unidades escolares de Barreiras, as secretarias municipais de Segurança Cidadã e Trânsito, Educação, o Núcleo Territorial de Educação (NTE 11) e os parceiros que compõem as forças de segurança, concederam uma coletiva de imprensa, para tranquilizar a população, detalhar as ações que vêm sendo implementadas para ampliar a proteção e segurança nas escolas do Município, bem como a importância do combate às ameaças infundadas disseminadas através de fake news que estão gerando pânico entre alunos, professores, famílias e a população em geral. A coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (14), contou com representantes das polícias Federal, Militar, Civil e Guarda Civil Municipal.

“A partir da análise do cenário atual, estamos adotando ações estratégicas que envolvem a atuação de todas as forças de segurança presentes no município. As polícias militar, civil e federal estão utilizando toda a expertise dos seus serviços de inteligência para chegar até as fontes de geração de notícias falsas. Porém, destacamos a importância da participação efetiva da sociedade civil e especialmente dos veículos de comunicação, no combate a estas informações infundadas e que provocam o caos generalizado. Cada cidadão deve ajudar, checando o material que recebe, evitando o compartilhamento e denunciando possíveis fake news”, disse o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.

As estratégias que estão sendo adotadas para ampliar a proteção e segurança nas escolas prevê a ampliação da Operação Ronda Escolar instalada há 12 anos em Barreiras, sob coordenação da Guarda Civil Municipal e que agora recebe o reforço de viaturas extras exclusivas para ganhar mais efetividade. Os profissionais que controlam os acessos das escolas estão passando por treinamento, assim como todos os gestores escolares. Campanhas educativas e de esclarecimento contínuas serão postas em prática junto à comunidade escolar e a população, bem como a disponibilização de números de telefone interligados às Secretarias de Segurança do Município e do Estado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para acolher denúncias.

“Três eixos principais norteiam as medidas que estamos adotando. O primeiro é o policial que visa descobrir e prender os núcleos geradores de ameaças. O segundo é o preventivo, com a criação de protocolos para orientação a pais, professores, sobre como agir em casos de ameaças, violência e agressividade. E, finalmente, o terceiro que é o educativo com foco em ampliar os serviços de apoio e escuta de psicólogos e assistentes sociais destinados a pais e profissionais da educação, por meio da parceria com as Secretarias de Assistência Social e Saúde”, explicou a secretária de Educação de Barreiras, Gabriela Nogueira. “Certamente esta integração trará de volta a paz em nossas escolas”, reforçou a representante do NTE 11, Evana Ferreira.

As ações em andamento e as que serão postas em prática foram destacadas também pelos representantes das forças de segurança. “Este é um tema novo e não temos um protocolo pronto para adotar, mas o Ministério da Justiça já está criando esses protocolos e repassando para as regionais, estamos atuando em várias ameaças, a maioria envolvendo adolescentes oriundos de famílias disfuncionais e que querem chamar a atenção”, revelou o delegado da Polícia Federal, Gideão Ribeiro. “Temos um gabinete de inteligência composto por cinco policiais e que está monitorando alunos, de forma ininterrupta”, destacou, por sua vez, o delegado da Polícia Civil, Rivaldo Luz. A Polícia Militar, por meio do Mj Araken Ferreira, destacou que a corporação já implantou a força tarefa Rondas Escolares, que está sob o comando do Cap Eder, comandante da Base Comunitária de Segurança e que fará a prevenção às ações suspeitas e se empenharam na promoção da tranquilidade nas unidades escolares.

A coletiva de imprensa foi prestigiada pelo chefe de Gabinete e secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barreiras, Jéferson Barbosa, os subsecretários de Segurança Cidadã e Trânsito e de Educação, Cristiano Rans e Cátia Alencar, respectivamente, comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira e pelos vereadores Teteia Chaves, Ben- Hir Aires e Valdimiro José.

Dircom/PMB – 14.4.2023