Em Barreiras, profissionais que realizam marcações e agendamentos nas unidades de saúde passam por treinamento

Assegurar um melhor atendimento aos pacientes que procuram os serviços de saúde ofertados pelo município está entre as prioridades da Secretaria de Saúde de Barreiras. Integrando o cronograma de capacitações dos profissionais que atuam na linha de frente, nesta quinta-feira (24), a coordenação da Central de Regulação Integrada (CIR) reuniu, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, os 45 marcadores e os 47 enfermeiros que atendem nas 47 unidades de saúde de Barreiras.

Durante toda manhã os profissionais receberam instruções, tiraram dúvidas sobre os encaminhamentos realizados nas unidades e participaram de atividades práticas como forma de sanar as falhas existentes. “Esse treinamento buscou, principalmente, otimizar os atendimentos e evitar que o paciente, após sair da CIR, chegue na unidade de saúde para agendar o local e data do procedimento, e se depare com erros nas marcações que o façam perder tempo e ficar inseguro, explica a coordenadora da CIR, Josélia Nunes.

De acordo com ela, muitos destes marcadores são novos na função, daí a importância de orientá-los. “São servidores que entraram recentemente pelo processo seletivo na função de assistentes administrativos, então, desconhecem detalhes técnicos ainda”, complementa Josélia que coordenou a capacitação junto com os profissionais Weruska Morais e Darley de Souza Tavares, todos da Central de Regulação.

Melhoria nos atendimentos – Em fevereiro passado, a equipe da CIR esteve com profissionais do Hospital Municipal Eurico Dutra e da UPA 24Hs Clarice Borges repassando orientações sobre a melhor forma de agilizar o fluxo dos pacientes que procuram os atendimentos naqueles locais. As equipes médica e de serviço social das duas unidades de saúde receberam recomendações na busca por serviços mais dinâmicos e eficazes e na redução do tempo em que os pacientes permanecem nas unidades.

Dircom/PMB  – 24.03.2022