Em Barreiras, pacientes recebem mais um atendimento trimestral do Programa de Glaucoma no Centro de Saúde Leonídia Ayres

Os dias 27 e 28 de abril foram de acompanhamento e avaliação dos pacientes cadastrados no Programa de Glaucoma, no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida. A ação, que é trimestral, foi realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humaniza, Integrada e Inovadora. Cerca de 450 pacientes passaram pelo médico oftalmologista e receberam o colírio para o tratamento da doença, referente a três meses de uso.

Os pacientes já cadastrados no Programa de Glaucoma passaram pela consulta oftalmológica com realização de exames como campimetria, paquimetria, fundoscopia e tonometria, essa é uma ação importante que possibilita o paciente a ter acesso ao colírio e avaliar o grau da doença. Entre as pacientes que passaram pelo atendimento médico oftalmológico, está dona Cleusa Marques, de 55 anos, que pela terceira vez faz seu exame de rotina.

“É a terceira vez que eu venho ser acompanhada dentro do Programa de Glaucoma. Eu agradeço aos profissionais que nos acompanham com tanto carinho e dedicação. Muitas vezes não tenho o dinheiro para comprar o colírio, e esse programa nos dá essa oportunidade de seguirmos corretamente com o tratamento”, pontuou.

De acordo com dados da Atenção Básica, outras 60 vagas foram abertas dentro do Programa de Glaucoma, e as pessoas que aguardavam na lista de espera foram contatadas e já fazem parte do programa. O secretário de Saúde, Melchisedec Neves, ressaltou a importância do acompanhamento dos pacientes, uma vez que o glaucoma é um problema sério e que pode causar cegueira. “Organizamos o atendimento em dois dias para atender a demanda do Programa de Glaucoma. Esse é um compromisso da Secretaria de Saúde, em trimestralmente atender a esses pacientes para a melhoria e qualidade de vida. Durante esses dois dias os pacientes passaram por avaliações médicas com atendimento oftalmológico, realizando os exames necessários”, ressaltou.

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, o glaucoma pode provocar lesões no nervo óptico, podendo levar à cegueira quando não tratado adequadamente. Conforme orientação da equipe da Atenção Básica do município, os pacientes devem observar as datas do atendimento e a unidade de saúde agendada, tendo em mãos no ato da avaliação, documentos pessoais e o cartão do SUS.

Dircom/PMB 28.04.2022