Em Barreiras, candidatos classificados na prova de suficiência recebem orientações sobre o processo eleitoral para o Conselho Tutelar

Nesta quinta-feira (20), os 18 candidatos classificados na prova de suficiência realizada no início deste mês, tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes do processo eleitoral para o cargo de Conselheiro Tutelar. Na reunião ocorrida no auditório da Aiba, Morada Nobre, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Barreiras, Anderson Barbosa, através da Comissão Eleitoral Especial, realizou o sorteio dos números e orientações sobre a entrega das mídias.

Na oportunidade, os convocados também foram orientados sobre as condutas a serem seguidas durante o processo da campanha eleitoral em conformidade com a Resolução CMDCA nº 019/2023. A campanha individual de cada candidato terá início neste 21 de julho e segue até 30 de setembro. Conforme o presidente do CMDCA, a eleição para a escolha dos dez novos conselheiros ocorrerá em 1º de outubro, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, das 8h às 17h.

“Hoje realizamos esse encontro que faz parte da última etapa antes do processo de eleição, com orientações aos candidatos aptos para participar desse processo. A partir dessa sexta-feira, a sociedade barreirense passará a conhecer um pouco mais desses 18 candidatos que atuarão no próximo quadriênio, que corresponde de 2024 a 2028. É um voto facultativo, por isso, fazemos o convite para a participação da sociedade, é muito importante todos participarem dessa escolha, principalmente para a garantia da proteção social das crianças e adolescentes de Barreiras. O Conselho Tutelar é o primeiro órgão, onde tem início todo processo de atendimento às crianças e adolescentes que têm seus direitos violados”, explica Anderson Barbosa.

O Conselho Tutelar é um órgão independente, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Suas atribuições específicas estão relacionadas com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990. Este pleito para o Conselho Tutelar é realizado a cada quatro anos, em data unificada em todo o país.

Dircom/PMB – 20.7.2023