Em Barreiras, Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento sobre avaliação e atenção nutricional

Os cerca de 260 agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam nos diversos bairros e na zona rural de Barreiras participaram nesta quinta-feira (10), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, de um treinamento com o tema “Educação Permanente: Antropometria e Avaliação Nutricional”. O evento realizado pela Coordenação de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença da secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo, e teve o objetivo de tirar dúvidas sobre as atualizações no tablet utilizado pelos agentes e também, fornecer informações acerca da inserção de práticas alimentares saudáveis nos serviços de saúde.

Na abertura, o coordenador de Atenção Básica, Ari Donizete, destacou que neste primeiro evento de 2022 também seriam sanadas dúvidas dos ACS sobre o Programa Auxílio Brasil, que substituiu, no ano passado, o Bolsa Família. “O espaço será importante para deixar nossos profissionais atualizados e, dessa forma, prestarem um serviço de ainda mais qualidade para as famílias assistidas. Trouxemos a gestora do programa Auxílio Brasil, Maritânia Carvalho para fornecer informações detalhadas, também Idelfonso Gama Júnior que mostrará os passos para melhor utilização dos tablets, além de nossas nutricionistas, com instruções sobre práticas alimentares”, disse.

As nutricionistas Joceli Sousa e Larissa Bello falaram sobre como a avaliação do consumo alimentar e do estado nutricional das pessoas, em todas as fases da vida, têm potencial de produzir um conjunto de indicadores de saúde e nutrição que deverão orientar a gestão na formulação de políticas públicas e as ações locais de atenção nutricional. Todas estas informações são inseridas nas fichas de acompanhamento de cada membro das famílias, que estão nos tablets utilizados pelos agentes comunitários de saúde, no dia a dia de trabalho. Estes dados são fundamentais para alimentar os programas federais.

“Este é um importante momento para tirar dúvidas e fazer com que todos trabalhem sintonizados em busca de um melhor desempenho profissional. Destacamos que os agentes comunitários de saúde são pilares dentro das Unidades Básicas de Saúde e que precisam ser fortalecidos sempre”, disse a nutricionista coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Nélida Bastos.

Dircom/PMB – 10.02.2022

  • Compartilhe: