Em Barreiras, Agentes Comunitários da Unidade de Saúde Gerson Rodrigues do Nascimento recebem kits com equipamentos de apoio

Com o objetivo de fortalecer a política da Atenção Básica e ações de vigilância em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de Barreiras deu continuidade nesta sexta-feira (18), a entrega de kits com equipamentos de apoio ao atendimento realizado na Unidade de Saúde Gerson Rodrigues do Nascimento, localizado no bairro Riachinho. Desde o início do ano, gradativamente, os kits contendo uma mochila personalizada, colete de identificação e uma balança estão sendo entregues nas Unidades de Saúde.

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; a coordenadora da unidade, Laurinda Laurencia e a apoiadora da Atenção Básica, Ane Patielly; realizou a entrega dos kits, que seguirá um cronograma mensal para contemplar os 300 Agentes Comunitários de Saúde que atuam nos bairros de Barreiras. Conforme a coordenadora da Unidade, os agentes comunitários do Riachinho atendem também famílias que moram nas comunidades de Tábua de Água Vermelha, Nanica e Alto da Bela Vista.

“Os agentes comunitários de saúde têm um papel muito importante nas Unidades de Saúde, porque é através deles que conseguimos fazer um levantamento do perfil dos pacientes, como gestantes, quantidade de crianças e adolescentes, idosos que precisam de um acompanhamento de perto e demais atenção relacionada à saúde da localidade. Esses kits irão contribuir positivamente na rotina deles”, pontuou Laurinda Laurencia.

Diariamente, os agentes comunitários prestam serviços de prevenção e promoção da saúde através das visitas domiciliares, ações educativas individuais e coletivas, tanto nas Unidades de Saúde, também nas próprias residências e em demais espaços das comunidades. Conforme a secretária de Saúde, somente essa semana foram entregues 40 kits aos agentes comunitários do município, nesta sexta-feira, 18, foi a vez dos agentes comunitários Graciliano Batista, Vilma da Silva e Flaúzia Almeida, também adquirirem o kit.

“Já estamos há mais de uma semana entregando kits aos agentes comunitários, tanto nas unidades da sede como na zona rural. Esses kits auxiliam na qualidade do trabalho desses profissionais que é um elo entre a comunidade e as equipes de saúde. A entrega desses kits é mais uma forma de incentivar e valorizar o trabalho desses profissionais, que a partir de agora atuarão em suas áreas de abrangência com mais conforto e devidamente identificados, trazendo também segurança para pacientes e a população em geral”, ressaltou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 18.8.2023