Em Audiência Pública, Secretaria de Saúde de Barreiras apresenta Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre

A Secretaria de Saúde de Barreiras apresentou por meio de audiência pública, o relatório detalhado da prestação de contas do 3º quadrimestre no Plenário Aroldo Cavalcante da Câmara de Vereadores na tarde dessa terça-feira (10). As assessoras técnicas, Ivana Carinhanha e Maria Messias mostraram os resultados quantitativos e qualitativos ao Conselho Municipal de Saúde, Secretário Municipal Anderson Vian, técnicos da saúde, representantes do legislativo e a população.

Segundo o que preconiza o Ministério da Saúde, o gestor do SUS em cada ente da Federação deve inserir informações como o montante e a fonte dos recursos aplicados no período de sua execução, também suas recomendações e determinações, além da oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e/ou conveniada de acordo com a Lei Complementar n° 141/2012.

Entre os dados apresentados até o 3° quadrimestre de 2019, a Prefeitura de Barreiras aplicou em ações e serviços públicos de saúde o valor de R$ 54.773.866,62, que corresponde a 19,99%, sendo R$ 13.691.155,60 acima do limite constitucional que é de 15%, aplicados na Atenção Básica, Assistência Ambulatorial e hospitalar, Suporte Profilático e Terapêutico, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, manutenção da gestão, educação permanente, proteção e benefício ao trabalhador.

A produção da Atenção Básica no atendimento domiciliar com equipes das Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Saúde da Família e da equipe do NASF, obteve um aumento gradativo em 2019, ficando nesse terceiro quadrimestre com 687 atendimentos. Já no atendimento individual foram mais de 46 mil, especificando mais de 10 mil atendimentos odontológico e 29.312 pessoas tiveram atendimentos farmacêuticos. Foram realizados ainda 450.419 procedimentos clínicos e 7.878 procedimentos cirúrgicos. A aplicação de recursos próprios foram essenciais na manutenção das ações no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com a realização de 17.945 procedimentos nesse 3° quadrimestre. Já no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) foram realizados 20.789 procedimentos e Centro de Atendimento ao Homem (CEAH) alcançou 4.412.

Nos serviços de urgência e emergência realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o município de Barreiras realizou 817.420 atendimentos, enquanto que no Hospital do Oeste foram realizados 705.562 atendimentos. De acordo com o secretário Anderson Vian, o município busca atingir outras metas, como construção de unidades de saúde, implantação de novas equipes, manutenção dos programas básicos de saúde, finalizar a construção do CER II e dar continuidade aos serviços ofertados à sociedade por meio do Sistema Único de Saúde.

“Esse é um momento importante que deve acontecer. Estamos seguindo a determinação da Lei 141/2012 de forma transparente e a população pode acompanhar todos os investimentos próprios e vinculados que são aplicados na saúde do município de Barreiras. Comprovamos que os investimentos estão sendo aplicados com compromisso firmado desde o início da gestão, e os dados indicados nesse 3º quadrimestre mostram que nossas metas foram superadas, então agradecemos toda equipe pelo trabalho realizado que garante uma saúde cada vez mais humanizada para todos”, pontuou Anderson Vian.