Em Audiência Pública, Prefeitura de Barreiras apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Na tarde dessa segunda-feira (22), a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Administração e Planejamento apresentou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que especifica as metas e prioridades do governo municipal para 2020, conforme disposto no art. 44 da Lei Federal 10.257/2001. A Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores contou com a presença da sociedade civil organizada, da secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, controlador do município, Aldir Joel Resmini, equipe técnica da administração e vereadores.

A apresentação da LDO acontece todos os anos tendo como objetivo a participação popular. O projeto apresenta o que deve ser executado no ano seguinte, com relação à implementação de obras e investimentos de infraestrutura, educação, saúde e em outros setores da Gestão. De acordo com a assessora especial Versiany Moreira, a LDO é o elo entre o Plano Plurianual – PPA e a Lei Orçamentária Anual – LOA.

“Esse momento é importante e interfere diretamente na vida da população, pois se define as metas e prioridades para o exercício seguinte em todos os setores da Administração Pública Municipal, seja em Educação, Saúde, Segurança e outras áreas, buscando melhorar a qualidade de vida do cidadão. Esse instrumento de planejamento dá as diretrizes e metodologias para a elaboração do orçamento”, destacou Versiany Moreira.

Dentre as metas e prioridades da Administração conforme a LDO 2020, destaca-se: a implantação do Programa Nosso Emprego, implantação das ZIS – Zonas de Integração Sócio Urbana, ampliação e qualificação do empreendedorismo no município, construção, reforma e ampliação de unidade de ensino infantil e fundamental, implementação de laboratórios de informática nas escolas, construção, ampliação e reforma da Biblioteca Municipal, dentre outras ações que contemplam a saúde, meio ambiente, infraestrutura, agricultura, assistência social, segurança, transporte, comércio e serviços importantes no município.