Diretoria de Vigilância e Atenção a Saúde do Trabalhador e o Centro Estadual de Referência em Saúde promovem encontro de apoio institucional, em Salvador

O bem-estar social no ambiente do trabalhador foi tema do Encontro Estadual de Apoio Institucional às instâncias da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). O evento, que aconteceu em Salvador nos dias 8 e 9 de novembro, contou com as ações diretas da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat).

Seguindo com os objetivos da Renast, que é de ampliar o acesso e executar ações de promoção, proteção, prevenção e de vigilância em saúde, bem como na assistência especializada em saúde do trabalhador; estimular a articulação e a integração com as demais Redes do SUS, qualificando as ações de saúde do trabalhador nos territórios, o encontro também proporcionou momentos de integração, troca e avaliação das ações de Saúde do Trabalhador (ST) realizadas na Bahia, com a participação da coordenadora e a técnica de referência em saúde do Cerest/Barreiras, Janaina Oliveira e Fabrini Guarnieri.

Durante o evento vários pontos foram discutidos através de eixos temáticos de fortalecimento da Renast, a exemplo dos desafios para a efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Renast/BA: a questão do financiamento; Fortalecimento da Renast/BA: caminhos possíveis no âmbito da gestão e articulações necessárias, entre outros.

Na oportunidade, a coordenadora Janaina Oliveira foi convidada na condição de palestrante para apresentar experiência exitosa do Cerest/Barreiras, com tema “Plano de Projeto Intersetorial – Prevenindo o adoecimento no campo: Um olhar sobre a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores agricultores de base familiar da localidade de Barreiras no Oeste da Bahia”.

“Participamos com muita gratidão de mais esse encontro que mostra a importância para a manutenção e fortalecimento do programa saúde do trabalhador no âmbito do SUS, com participação de todos os 16 Cerest da Bahia. Aproveitamos o momento para mostrar as ações realizadas junto à Secretaria Municipal de Saúde que colocam sempre em primeiro plano a saúde do trabalhador, integradas ao Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora”, enfatizou a coordenadora Janaina Oliveira.

Dircom/PMB – 20.11.2023