Dentro da programação do Outubro Rosa, Prefeitura de Barreiras realiza mutirão de ultrassonografia de mama

Diagnóstico precoce do câncer de mama também foi tema de palestra no Hospital da Mulher

Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Com objetivo de prevenir e acompanhar casos suspeitos, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações em todas as unidades de saúde do município, em especial no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) com realização de importantes procedimentos na luta contra o câncer.

Nessa quarta-feira (23) teve início o mutirão de ultrassonografia de mama, na sede do Programa Idade Viva. Até a próxima sexta-feira (25) serão realizados mais 180 exames, além de palestras educativas, massoterapia com a equipe da Fio Laser, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites e ainda o trabalho voluntário da equipe do salão de beleza Luz do Sol Cosméticos.

De acordo com o médico especialista em ultrassonografia, Alessandro Queiroz, o autoexame das mamas é essencial para as mulheres conhecerem o seu corpo e dedicar atenção à saúde, mas a realização do ultrassom de mama complementa os exames de mamografia na triagem do câncer. “O importante é a mulher realizar os dois exames, a ultrassom que dura cerca de 10 minutos, pode identificar alterações benignas ou malignas no início da doença, além de ajudar no diagnóstico precoce e nas condutas de tratamento, isso ajuda a diminuir o número de mortes e até a incapacidade de pacientes que se submetem às cirurgias como mastectomia e esvaziamento de axilas”, pontuou.

Dona Ilda Cardoso, moradora do bairro Jardim Ouro Branco, foi a primeira a ser atendida. Ela que já realiza acompanhamento contra a doença, aproveitou a oportunidade e fez uma massagem para relaxar. “Tenho um pequeno nódulo no peito, de três a quatro vezes tenho que ir à Salvador fazer o acompanhamento. Graças a Deus nada grave foi constatado, mas sempre faço avaliação”, disse.

A mesma preocupação foi da moradora do bairro Buritis, Maria Aparecida Silva, de 68 anos, que tem vários nódulos benignos e leva o tratamento da doença sempre com positividade. “Temos que andar sempre felizes, isso ajuda em qualquer tratamento. Esse mutirão é uma oportunidade de continuar o acompanhamento desses pequenos nódulos”, frisou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, a oferta de ultrassons nesse mês do Outubro Rosa foi dobrada e ao longo de todo mês foram disponibilizados mais de 500 procedimentos, um aumento de 80% em ralação aos demais meses do ano. “Estamos realizando ações do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município. Essas ações se estendem durante todo o mês com orientação preventiva, e ao longo do ano no Centro de Atendimento à Mulher, além desse mutirão que atenderá mais de 180 mulheres até sexta-feira, 25”, concluiu Anderson Vian.

Em adesão à Campanha Outubro Rosa, o Hospital da Mulher também abordou na manhã dessa quarta-feira, o tema: “Declare seu amor por você mesma – Um toque pode salvar vidas”. O destaque da equipe multiprofissional do Hospital foi para a importância das atividades físicas, de uma boa alimentação e do autoexame na prevenção contra o câncer de mama.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo