De 23 a 25 de maio – Festa Literária de Barreiras movimentará cenário cultural do oeste baiano

No mês em que se comemoram os 128 anos de Barreiras, a programação da FLIB 2019 fortalece atividades culturais nos espaços públicos urbanos de valor histórico

A riqueza das linguagens literárias e a cultura dos “Gerais” estarão em evidência em mais uma edição da Festa Literária de Barreiras – FLIB. Realizada pelo quarto ano consecutivo, o maior evento literário do Oeste baiano reunirá escritores, acadêmicos, apaixonados por literatura e comunidade, a fim de promover ações de divulgação e valorização da Literatura, nas modalidades escrita, oral e midiática. A conferência de abertura será realizada pelo escritor contemporâneo, reconhecido internacionalmente, o literata Antônio Torres, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, dia 23 de maio, às 20:00h.

“O público terá esse ano uma programação que permite um passeio pela cultura do Oeste, que também tem no seu berço o Centro Histórico de Barreiras. É, com certeza, um belo presente pelo aniversário de 128 anos de emancipação política da nossa cidade”, comentou Emília Moreno, subsecretária municipal de educação.

Este ano, a curadoria da FLIB optou pela utilização dos espaços públicos centrais de Barreiras, para atender à diversidade da produção cultural proposta pela festa. A edição 2019 traz como tema central Cultura dos Gerais Desaguando nas Literaturas, com atividades nas Praças Castro Alves, Landulfo Alves, Santa Terezinha, Coreto, Mercado Cultural Caparrosa, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Escolas Municipais de Teatro e Música, além do SENAC e Igreja Santa Terezinha.

A temática foi concebida pelo Coletivo da Curadoria, com a finalidade de dar voz, visibilidade e destaque aos povos “geraizeiros” e suas culturas, reafirmando sua marca identitária, capacidade de articulação social, política e cultural. A natureza humana é a cultura, assim, qualquer manifestação humana é a cultura em ação.

Marilde Guedes, curadora da FLIB, explica que o conceito que melhor qualifica essa temática é o de “empoderamento humano pela cultura, pois, a cultura é decisiva para o processo de humanização do homem, quanto o homem é decisivo para a produção de cultura. É ela que confere sentido às nossas vidas, à nossa história, às nossas lutas, às nossas ações, afinal, a todas as nossas práticas. Eis aí a importância da temática da FLIB 2019, que objetiva a expressão cultural dos “geraizeiros” do Oeste da Bahia, pela trilha da literatura”.

A FLIB é realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as instituições curadoras, IFBA, UNEB, NTE 11, UFOB e Academia Barreirense de Letras – ABL.

Confira a programação das mesas temáticas.