Cultura: Tributo ao cantor João do Biriba lota Praça Sabino Dourado em Barreirinhas

A noite de sexta-feira (28) marcou um momento importante para os moradores do bairro de Barreirinhas que participaram na Praça Sabino Dourado do evento “Tributo a João do Biriba, o Pen-drive Humano”, homenagem feita ao cantor que faleceu aos 60 anos, no dia 28 de abril de 2020. Além dos moradores e familiares do homenageado, o evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; da subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manuela Maia e do vereador Valdimiro José, que esteve à frente da organização.

Na programação foi exibida a última live de João do Biriba, apresentada poucos dias antes do seu falecimento. O público conferiu ainda depoimentos que lembraram o talento, a amizade e a trajetória do artista. A Praça Sabino Dourado reuniu também um grupo de cantores que animaram o público e estiveram no palco, animando o público, as atrações: Bosco Fernandes, Bicudinho Estilizado, Remanescentes da Banda Biriba Boys, Any Mirelly e Dinho Gomes, Wátila Fonseca, Lorena Cecília e Chocolate.

Para Rafael Alves da Silva, filho de João do Biriba, o encontro foi marcante para a família e o bairro. “De fato é um dia que vamos lembrar para sempre. Grandioso para a nossa cultura eu vejo que Barreirinhas precisa desse momento cultural. As pessoas estão demonstrando como João do Biriba era uma pessoa importante e emblemática para o bairro, estou feliz e orgulhoso”, disse emocionado Rafael.

João Batista da Silva Filho era natural de Barreiras e membro de uma família de músicos. O pai, João Biriba, era um dos mais renomados musicistas da região e tocava em diversas bandas e bailes, e foi nele que o filho se inspirou e fez sucesso como João do Biriba, que apresentava um ritmo calmo e um domínio admirador da bateria que encantava todos os públicos. O repertório era variado com músicas populares e até clássicos do rock e do jazz. Uma carreira encerrada como um dos músicos mais requisitados da região.

“Realmente foi uma grande homenagem. O João do Biriba foi um cantor diferenciado que merece ser lembrado, não só de saudosismo por aqueles que o conheceram, mas sobretudo para as próximas gerações, até porque ele tinha um detalhe muito interessante, não queria parar de cantar. Acho que esse é o grande legado que o João do Biriba nos deixou, além de sua história aqui em Barreiras, um cantor eclético, tinha um repertório único, não repetia as músicas, realmente, um diferencial que marcou época. Então, parabenizamos o vereador Valdimiro José pela iniciativa de realizar esse tributo em homenagem a esse cantor que representou muito bem a nossa cultura. Estamos aqui com saudades, lembrando da sua memória”, finaliza o vice-prefeito, Emerson Cardoso.

Dircom/PMB 2.5.2023