CULTURA: Prefeito Zito Barbosa participa da inauguração da sede da Academia Barreirense de Letras – ABL

Foi inaugurada nesta segunda-feira (23), a sede da Academia Barreirense de Letras – ABL, localizada na Praça Duque de Caxias, Centro Histórico. A sede da ABL é a demonstração do compromisso da Gestão Municipal com a valorização da cultura e literatura no município, bem como com os prédios históricos da cidade.

O prédio do antigo Paço Municipal foi totalmente requalificado pela Prefeitura, incluindo serviços de climatização, eletricidade, novo telhado, sistema hidráulico, reforma de janelas internas e externas que foram revitalizadas para manter as características originais da edificação, pintura e acabamentos de toda estrutura composta por salas de reuniões, biblioteca, auditório, recepção e banheiros, além da instalação de novo piso.

No evento esteve presente o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos; o vice-prefeito Emerson Cardoso; secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabriela Nogueira; o presidente da ABL, Valney Rigonato; vice-presidente, Mirian Hermes, membra da ABL e curadora da 5ª Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB, Marilde Queiroz Guedes, também os confrades e confreiras da ABL; os vereadores Alcione Rodrigues, Adriano Stein, Rodrigo do Mucambo, Rider Castro, Silma Alves, Eurico Queiroz, João Felipe, Francisco Sobrinho e Dr Sileno Cerqueira.

A Academia Barreirense de Letras foi fundada em 2005, tendo como primeiro presidente o Dr. Luiz Gonzaga Pamplona. Ao longo de sua história, a ABL participa de movimentos culturais, especialmente os ligados à literatura, como na primeira Bienal Literária em 2015 e desde a primeira edição da FLIB iniciada em 2016. Nos últimos anos tem apoiado os novos escritores da região, firmando o Oeste Baiano como uma fonte fértil da escrita.

Para o presidente Valney Rigonato, com essa nova sede os membros terão um espaço mais amplo para reuniões, decisões e encontros com literatas e sociedade. “Hoje é um dia de extrema emoção para a literatura de Barreiras, essa sede, a Casa das Letras  nos acolhe neste dia em que também comemoramos o início da Festa Literária Internacional de Barreiras. Essas conquistas, agradecemos ao prefeito Zito Barbosa que doou esse espaço para a cultura e literatura deste município”, destacou.

Uma educação de qualidade com valorização de seus profissionais, bem como o respeito pela cultura local, sempre foram um dos principais objetivos da Capital do Oeste. Para o prefeito de Barreiras, a sede da ABL irá somar esses valores na cultura, destacando essa participação dos literatas barreirenses que mostra para o mundo a força do Oeste da Bahia na Literatura Brasileira.

“Este é mais um momento de emoção dentro da 5ª Festa Literária Internacional de Barreiras, ao entregarmos a sede da ABL, cumprimos nosso compromisso de seguir valorizando a cultura e a literatura em nosso município. Vamos continuar trabalhando para que nossa cidade continue sendo referência na cultura, na literatura e na educação para a Bahia e para o Brasil. Juntos, vamos seguir construindo uma Barreiras cada vez melhor para os nossos filhos, netos e toda população, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, declarou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 23.05.2022