Cultura, Arte e Artesanato: Praça Padre Armindo em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebe primeira edição da Feirarte em Barreiras

A Feirarte continua nesta sexta-feira, (01)

Arte, artesanato e o melhor da gastronomia em um só espaço, essa é a proposta da Feirarte, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que teve início nesta quinta-feira (31), na Praça Padre Armindo, em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Sandra Regina. Com o objetivo de valorizar os artesãos locais, o espaço cultural e familiar também proporciona entretenimento e lazer para a população.

Nesse primeiro dia da Feirarte, 27 artesãos e 11 expositores de culinária tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos para a população barreirense que curtiram ainda, as apresentações da junina Luar do Nordeste e da Banda Municipal 26 de Maio. O cantor Aender Oliver e banda, também animou o público presente, momento incluso no cumprimento da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, destinados aos fazedores de cultura que foram prejudicados com a pandemia da Covid-19.

Camila Laurindo, moradora da Vila Regina, aproveitou o momento para levar a família inteira para conhecer a Feirarte. “Que proposta bacana, achei o espaço ótimo. Uma possibilidade de trazer crianças e toda família para conhecer o artesanato e a culinária local e assim contribuir também na movimentação do comércio nessa área pública. A organização está de parabéns pela iniciativa”, disse Camila.

Essa união da arte, cultura, gastronomia e  o artesanato foi uma grande oportunidade para a artesã Mel Vieira, que levou para a Feirarte sabonetes fitoterápicos. “Depois de dois anos trabalhando apenas através das redes sociais devido à pandemia, estamos extremamente felizes por esse retorno gradual de contato com o público. Essa é uma grande oportunidade de mostrar de perto os nossos produtos e explicar como funcionam para a população, agradeço muito à Prefeitura de Barreiras por essa oportunidade, gratidão”, exclamou Mel.

A proposta de interagir, integrar e socializar com o público a diversidade cultural de Barreiras acontecerá todas as últimas quintas-feiras de cada mês, é o que conta o prefeito Zito Barbosa que participou da Feirarte acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, também da diretora de Cultura Emília Moreno, vereadores e demais secretários e subsecretários.

“É uma noite de alegria, estamos muito felizes com essa ideia brilhante da Diretoria de Cultura que contempla artesãos, artistas e a gastronomia em um único espaço, após um pouco mais de dois anos de pandemia, todos sentimos a necessidade de momentos como esse, que começa a acontecer de maneira gradativa. Após a aprovação do público nesta primeira edição, vamos seguir com o projeto sempre na última quinta-feira de cada mês, possibilitando uma excelente oportunidade para famílias inteiras se confraternizarem e terem acesso a culturas e entretenimento”, destacou o prefeito de Barreiras.

De maneira excepcional, a Feirarte continuará nesta sexta-feira (1), a partir das 18h, na Praça Padre Armindo em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além de apresentações culturais e artistas, o segundo dia da Feirarte contará com a animação da Banda Milho Cru.

Dircom/PMB – 01.04.2022