Crianças e adolescentes do CRAS e Creas visitam o 4º BEC

Cerca de 300 crianças e adolescentes que frequentam os quatro Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) se revezaram durante a quinta-feira (24) e a sexta (25), em visitas ao 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC), em Barreiras. A programação integrou a proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho em realizar atividades durante todo o mês de outubro, como forma de valorizar a infância e adolescência.

Na sede do 4º BEC, as crianças e adolescentes com idades entre 04 e 14 anos, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conheceram detalhes sobre a história do Exército Brasileiro e do Batalhão instalado em Barreiras. Tiveram contato com o arsenal bélico utilizado pelos soldados, o acervo de memórias e aprenderam sobre o papel do Exército na garantia da ordem e da segurança do Brasil. Um lanche coletivo, oferecido pelo Batalhão, encerrou as visitações.

A coordenadora do CRAS III do bairro São Pedro, Kharola Crisóstomo, acompanhou as crianças durante o passeio e destacou a importância da atividade no contexto social dos meninos e meninas atendidos. “As crianças precisam ter mais contato com as instituições, e, considerando que a grande maioria reside em áreas de vulnerabilidade social, o Exército é um órgão estratégico a ser conhecido. Elas precisam compreender o importante papel e por que, não, pensar na instituição como uma possibilidade futura de uma carreira? Foi uma experiência muito enriquecedora para todos”, finaliza.

Além das visitas, uma série de atividades foi realizada durante todo o mês, como a II Gincana de Valorização da Infância com distribuição de brinquedos, lanches, banho de carro-pipa, cine pipoca e um dia de diversão no Clube dos Soldados, nesta terça-feira (29). “Foi muito produtivo oferecer atividades de integração e de valorização às nossas crianças e adolescentes, uma forma de promover a autoestima e a garantia aos direitos e ao desenvolvimento humano”, avalia a secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo