Covid-19: Secretaria de Saúde de Barreiras reordena ações nas Barreiras Sanitárias nos acessos ao município

Há mais de três meses, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde desenvolve um importante trabalho de prevenção e controle do novo coronavírus, causador da Covid-19, através das barreiras sanitárias em todas as rodovias que dão acesso ao município. Com medidas preventivas, as ações a partir de segunda-feira (15) serão direcionadas principalmente aos caminhoneiros, motoristas e passageiros de ônibus e vans.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, as barreiras sanitárias continuarão concentradas em quatro pontos estratégicos, sendo que na BR 135 (saída para Piauí) e BR 020 (saída para Brasília) funcionarão 24 horas. Já na BR 135 (saída para São Desidério) e BR 242 (saída para Salvador) irão funcionar até meia-noite.

“Iniciamos nosso trabalho de prevenção à Covid-19 em março quando a pandemia se fez presente no Brasil, com atuações no aeroporto e na rodoviária. Assim, no município também foi implantado o monitoramento através das barreiras sanitárias nas rodovias que cortam a cidade. Como o vírus é realidade em diversos bairros de Barreiras, o monitoramento agora se concentra principalmente em motoristas e passageiros de ônibus, vans e caminhões. Essa nova dinâmica é necessária para o controle e o acompanhamento dos casos positivos que podem surgir”, pontuou Anderson Vian.

O trabalho seguirá em um esforço conjunto nas barreiras sanitárias com equipes da Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, Guarda Civil Municipal, Agentes da Autoridade de Trânsito, também com equipes da Secretaria de Educação e outros profissionais que atuarão com objetivo de fiscalizar as medidas sanitárias e orientar à população.