Coro Sinfônico de Barreiras encanta o público na Abertura da Semana da Música

A musicalidade e a linguagem poética foram evidenciadas de modo especial, na noite dessa quarta-feira (27), com a abertura oficial da Semana da Música, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, realizada por meio do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A programação que segue até o dia 30, sábado, foi iniciada com a apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Filhos do Oeste, do município de Angical. Juntos eles trouxeram no repertório músicas clássicas e contemporâneas de Sebastian Bach, Coldplay e Quillan Skinner.

O Coro Sinfônico de Barreiras, pertencente à Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio – EMMAS, foi a principal atração da noite. Sob o comando do maestro Eudes Rocha, o grupo emocionou o público presente, assim como a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de educação Cátia Alencar e o diretor de cultura Lucas Barreto.

“O trabalho que a escola de música vem fazendo, principalmente com o professor Eudes, que é maestro e cantor, é maravilhoso. A repercussão que o Coro Sinfônico vem adquirindo na cidade mostra que nós vamos sim conquistar ainda mais o público com as apresentações. Estamos começando a Semana da Música, que faz parte do Calendário da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Ao mesmo tempo a gente comemora o sucesso das apresentações dos alunos da Escola Municipal de Música e nesta quinta-feira, especificamente, os 30 anos da Banda 26 de Maio”, destacou a secretária de educação Cátia Alencar.

A execução das músicas do Concerto “Em todos os Tons” foi precedida pela performance do professor Ananias, da Escola Municipal de Teatro, que trouxe o ritmo e a força das obras de artistas populares brasileiros como Belchior e Luiz Gonzaga em forma de declamação. O Coro Sinfônico seguiu a mesma linha, mas também incluiu clássicos europeus de Vivaldi, Des Prez e Tallis.

“São dois anos de estudo e esforços, e tudo que nós vamos ver nesta Semana da Música é resultado do que é feito, permitido e propiciado pela gestão, temos muito a agradecer por esse apoio e aos nossos professores da Escola Municipal de Música que dedicaram esforço e tempo para que este evento aconteça”, disse o maestro Eudes ao apresentar os professores à comunidade.

A Semana da Música será encerrada no sábado, 30, com o Encontro de Filarmônicas, também no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, às 19h. Segundo o Bombeiro Militar, Lenilson Reis, o concerto de abertura mostrou a evolução do coral municipal ao longo dos últimos dois anos. “Essa edição já está bem melhor do que o primeiro projeto do ano passado, com roteiro bem definido e a apresentação bem mais organizada e ainda mais perfeita que o ano anterior, o que demonstra melhor o aprendizado dos alunos da Escola de Música e a melhoria das apresentações”, avaliou.