Contra Covid-19: Crianças da Tribo Kiriri são vacinadas em Barreiras

Após a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Barreiras avançou com a vacinação nesta quinta-feira (20), em crianças de 07 a 11 anos da Tribo Kiriri, localizada no CTI da Codevasf, distante cerca de 20km da sede do município. Nesse primeiro momento, quatro crianças receberam a primeira dose do imunizante Pfizer/Comirnaty.

A vacinação foi coordenada pela enfermeira Nilzete Pinto e a técnica de enfermagem Cássia Almeida, que também é índia da Tribo Tuxá da Aldeia Morrinhos, localizada em Ibotirama/BA e compõe a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/SESAB), responsável pela aplicação das doses e acompanhamento da imunização dos índios da Aldeia Kiriri. A pequena Indyohanny de 7 anos,  acompanhada de perto pela sua mãe Dona Maria, foi a primeira criança indígena a receber a dose do imunizante na Aldeia.

“Primeiramente agradecemos a Deus por esse momento, estamos muito gratos por chegar a vez das crianças se imunizarem contra a Covid-19. Esperamos que nossas crianças se sintam bem com a aplicação dessa vacina e protegidas contra essa doença”, disse dona Maria.

Conforme o secretário de Saúde de Barreiras, o município segue as recomendações do Ministério da Saúde e o Plano Municipal de Imunização priorizando os grupos já estabelecidos e ampliando a cobertura vacinal em toda cidade. “Mais um grande passo foi dado hoje com essa vacinação contra a Covid-19 em crianças indígenas no nosso município. Agradecemos novamente essa atenção especial da equipe de vacinação com os índios da Tribo Kiriri de Barreiras. Agora, é esperar a aplicação da segunda dose e assim fechar o ciclo de imunização. Continuamos ao longo dessa semana e conforme novas doses vão sendo disponibilizadas, ampliaremos a vacinação nas crianças de 05 a 11 anos”, destacou Melchisedec Neves.

Dircom/PMB – 20.01.2022

  • Compartilhe: