Conselho Municipal do SPHAN empossa membros e elege diretoria para o biênio 22/24, em Barreiras

Após a composição e publicação dos membros do Conselho Municipal do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (SPHAN), criado pela Lei nº 578 de 29 de abril de 2003 e no Decreto 003/2019, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveu a primeira reunião para posse, eleição e planejamento de ações nesta noite de quinta-feira, 7, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

O Conselho Municipal de Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (SPHAN) é um colegiado deliberativo e representativo voltado totalmente para valorização e proteção do patrimônio cultural material e imaterial de Barreiras. A formação do colegiado SPHAN é paritária, constituído assim, por 03 membros representativos do Poder Público (Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Infraestrutura) e 03 membros da sociedade civil, sendo eles, um historiador, um artista plástico e um morador ou comerciante do Centro Histórico.

Durante a reunião, a secretária municipal de educação, Gabriela Nogueira, salientou a importância do Conselho e a contribuição de cada membro dentro do processo. “A composição do colegiado do SPHAN concilia os interesses e esforços da preservação, da gestão dos bens materiais e imateriais, além de pessoas que amam o patrimônio histórico de Barreiras. Essa inclusão de segmentos representativos intenciona aproximar o diálogo entre a Prefeitura, historiadores e moradores, ampliando o planejamento de ações de proteção e maior dinâmica no reconhecimento do registro do patrimônio cultural do município”, destacou a secretária.

 

Diretoria eleita e membros empossados

Presidente: Ana Rita Chaves Cathala Loureiro

Vice-presidente: Luís Felipe Freire Dantas Santos

Secretária Executiva: Fabiane da Silva Almeida

 

Membros empossados:

Poder Público

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Titular: Márcia Rocha Teixeira

Suplente: Fabiane da Silva Almeida

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo

Titular: Ana Rita Chaves Cathala Loureiro

Suplente: Raimundo Guedes de Almeida

Secretaria de Infraestrutura

Titular: Edlene Amorim Ferreira

Suplente: Durval Santos Borges

Sociedade Civil

Historiador

Titular: Luís Felipe Freire Dantas Santos

Morador

Titular: Arilson Costa Campos

Comerciante

Titular: Victor Wilian Tardin Virgínio

Dircom/PMB 08/07/2022
  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo