Comunidade Beira Rio, no Barreiras Norte, recebe ações do Projeto Vale Produtivo

Com objetivo de garantir aos agricultores familiares apoio e assistência técnica para a produção de alimentos através das ações do Projeto Vale Produtivo, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia entregou na última sexta-feira (6) mais de 60 toneladas de calcário para correção do solo aos moradores da comunidade Beira Rio.

O encontro que aconteceu na sede da Associação de Moradores da Comunidade, teve a participação do prefeito Zito Barbosa, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do secretário de agricultura José Marques e a equipe técnica que dará todo suporte às famílias ao longo das próximas semanas. De acordo com o secretário, o Projeto Vale Produtivo implantado em 2017 integra o Programa Desenvolve Barreiras com foco no desenvolvimento econômico através do pequeno agricultor e já beneficiou mais de 1.600 famílias.

“Já foi feita a análise do solo nessa região e constatamos a necessidade do calcário no solo. A partir do momento que esse importante insumo é inserido, fica perceptível a mudança na produção, e em geral para toda a comunidade. Iremos também fazer a parte educativa e inseri-los no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, incentivando a comercialização no Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB”, destacou José Marques.

A Comunidade Beira Rio faz parte do perímetro de irrigação Barreiras Norte, além da produção de frutas, nos quintais produtivos são cultivados feijão, arroz, mandioca, milho, hortaliças e legumes. O presidente da associação, Florenso Altino de Souza, pontuou a relevância do olhar cuidadoso da gestão com a comunidade. “Estamos todos muito felizes por essa valorização, agradecemos pelo que a Prefeitura já fez em nossa comunidade e também pelo que fazem em toda cidade. Esse calcário chegou na hora certa, tenho certeza que contribuirá positivamente no desenvolvimento da nossa produção”, disse.

Satisfeito também com a chegada do calcário, o produtor de frutas Josué Bispo agradeceu os benefícios obtidos através do Projeto Vale Produtivo. “Agradecemos toda equipe da Prefeitura de Barreiras por esse benefício. O pequeno produtor precisa muito de ajuda e a gente não esperava ser contemplado, mas quando observamos essas ações chegando em outras comunidades tivemos fé que também seríamos contemplados, e graças a Deus chegou o nosso momento, estamos satisfeitos”, disse.

Apresentando as propostas que se estendem também a obras de infraestrutura como melhoria das estradas e pontes, para garantir o acesso de máquinas, implementos agrícolas e escoamento da produção, o prefeito Zito Barbosa ouviu as demandas da comunidade, destacou a relevância do Projeto Vale Produtivo para o município e a atuação do pequeno produtor na economia local.

“Nossa gestão vem trabalhando desde o primeiro dia em todos os setores da administração, na cidade e na zona rural, dentre os 14 projetos do Programa Desenvolve Barreiras nós temos o Vale Produtivo, voltado para o agricultor familiar, através do qual temos dado atenção a várias comunidades do Cinturão Verde do nosso município, com patrulha mecanizada, distribuição de calcário, apoio técnico e até distribuição de sementes. Tenho certeza que as 61 famílias, da Comunidade Beira Rio, terão sucesso também com as técnicas ministradas pela equipe da Secretaria de Agricultura”, concluiu Zito Barbosa.