Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE avalia ações desenvolvidas durante a semana

Todas as ações de enfrentamento ao coronavírus desenvolvidas pelas secretarias municipais passaram pela avaliação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE, nesta sexta-feira, 05. A partir de segunda-feira, 08, as equipes da administração deverão focar nas áreas onde existe maior possibilidade de transmissão da Covid-19 assim como estabelecimentos comerciais e pontos de aglomeração.

Segundo a apresentação dos dados conduzidas pelo presidente do COE e secretário de saúde, Anderson Vian, a linha de evolução do número de casos está no limite do previsto aceitável nos estudos desenvolvidos até o momento. “As nossas medidas de controle vêm ancoradas nas abordagens dos médicos infectologistas e demais integrantes do Comitê que conhecem em detalhes o quadro epidemiológico do município, vamos seguir trabalhando arduamente para que os nossos números de casos confirmados se mantenham dentro dos limites mínimos previsto nas pesquisas realizadas pelas instituições de ensino, se necessário adotaremos medidas mais rígidas para minimizar os avanços da disseminação do coronavírus em nosso município”, pontuou o presidente do COE.

Mais uma vez presente na reunião, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL, Fábio Nogueira, também trouxe as ações desenvolvidas pela instituição para fortalecer a prevenção em segmentos específicos como supermercados e mercados de bairro.

“O comércio quer trabalhar junto para evitar o aumento de casos da Covid-19. A CDL está presente nessa campanha e a partir de segunda-feira também faremos a distribuição de material informativo complementar. Em reunião com os donos de mercados também notamos que o segmento está cada vez mais consciente em adotar as medidas de segurança e em proteger também os negócios de menor porte”, destacou Fábio Nogueira, sobre as atividades que também estão sendo acompanhadas pela Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços.

Também participaram da reunião do COE, os secretários: João Sá Teles (Infraestrutura), Cátia Alencar (Educação), Demosthénes Júnior (Meio Ambiente), Gislaine Barbosa (Administração), a chefe de gabinete Marileide Carvalho, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, Doracir Oliveira, o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Ayres, os subsecretários: Emília Moreno (Educação), Aline Rêgo (Saúde) e Roberto de Carvalho (Indústria e Comércio). Além da coordenadora do Plano de Ação pela Vida, Ana Paula Miranda, a médica infectologista Isabele Lucena e a subcoordenadora de compras da saúde, Luana Castro.