Combate à pobreza e enfrentamento à pandemia são temas de encontro entre gestores da assistência social, em Salvador

Na última sexta-feira, 21, a secretária de assistência social e trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo, esteve em uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – SEMPRE, em Salvador, onde pôde debater junto com outros gestores de políticas sociais, estratégias para dinamizar o trabalho e enfrentar os impactos da pandemia do novo coronavírus entre a população mais vulnerável.

Estiveram presentes no encontro, o secretário de promoção social de Salvador, Kiki Bispo, o gerente de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Marcelo Tourinho, e Kelly Morais, diretora da proteção social especial. A troca de experiências entre os profissionais de Barreiras e Salvador fortalece a luta contra a pobreza, conforme pontuou o secretário de Salvador.  “A nossa preocupação com a execução da política municipal de assistência social é permanente, a articulação e a mobilização devem acontecer com ações voltadas à promoção da cidadania e à redução e erradicação da pobreza”, destacou Kiki Bispo.

Segundo a secretária Karlúcia Macêdo, a mobilização entre os municípios mostra saídas para os desafios que se renovaram durante a pandemia do novo Coronavírus. Além das pessoas que já eram assistidas pelas políticas assistenciais, as secretarias tiveram que se adequar às novas demandas e lidar com as famílias que foram ainda mais fragilizadas com a segunda onda do vírus.

“A união de todos com base na estrutura formal da proteção social é fundamental para que seja possível superar as dificuldades, e a política de assistência social é compromisso constitucional, por meio dela haverá o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e a promoção do bem-estar social a todos os cidadãos”, comentou a secretária.

Dentre as ações a serem priorizadas também estão a segurança alimentar e nutricional, a garantia de direitos humanos, assistência social e inclusão de mulheres e jovens. Incentivando também o fortalecimento do SUAS  para consolidar a Assistência Social como política de Estado e ampliar as estruturas e proteção social já existentes e constituídas pela Constituição de 1988.