Com tema voltado para os desafios da gestão municipal na atual conjuntura do SUS, secretário de Saúde de Barreiras participa do 9º Congresso Cosems-BA

O 9º Congresso Cosems-BA aconteceu entre os dias 15 a 17 deste mês no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e contou com a presença de centenas de secretários municipais de saúde da Bahia, do presidente do Conasems, Wilames Freire, presidente do Cosems-Ba, Stela Souza e da secretária de Estado da Saúde, Adélia Pinheiro.

O secretário de saúde de Barreiras, Melchisedec Neves, acompanhado do farmacêutico municipal Clécio Ribeiro, participou do evento que este ano trouxe como tema “Desafios da Gestão Municipal na atual conjuntura do SUS”, promovendo discussões, oficinas e rodas de conversa com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e qualificação da gestão municipal do Sistema Único de Saúde e a participação social no âmbito da saúde pública.

Os debates também versaram sobre as temáticas Avaliações de Tecnologias em Saúde: importância para os municípios da Bahia frente às novas soluções tecnológicas em Saúde; Desafios dos Órgãos de Controle na fiscalização e orientação para gestão efetiva, eficiente e eficaz do SUS; Governança e relações interfederativas no processo de regionalização; Gestão Municipal da Assistência Farmacêutica: desafios e perspectivas; e Gestão Municipal da Assistência Farmacêutica: desafios e perspectivas.  Também houve uma feira expositora com a participação de diversas entidades como a Fiocruz, Sesab e Haoc.

Na oportunidade, o secretário de saúde de Barreiras destacou as relevâncias do SUS no atendimento diário do público. Na reunião da CIB, realizada na quinta-feira (15), o secretário enfatizou a necessidade do Estado da Bahia cumprir com os compromissos e ações efetivas no combate e monitoramento da Covid-19, bem como disponibilização de leitos clínicos e de UTIs para Barreiras e região Oeste, diante do aumento dos casos positivados.

“Foi bastante gratificante participar desse congresso junto com o nosso farmacêutico municipal, Clécio Ribeiro, uma vez que entendemos a relevância do SUS no cotidiano da população, em todas as suas facetas. Esse congresso condensa essa importância da defesa do SUS, dessa maneira, agradecemos pelo conhecimento compartilhado nessa nona edição, pontuando o fortalecimento do SUS na saúde pública municipal”, ressaltou Melchisedec Neves.

Dircom/PMB – 21.12.2022