Colégio Municipal Padre Vieira promove Mostra de Conhecimento para incentivar a pesquisa na educação básica em Barreiras

O Colégio Municipal Padre Vieira promoveu, na última sexta-feira (1), uma mostra de conhecimento com o intuito de incentivar a pesquisa na Educação Básica. Alunos do sexto ao nono ano participaram do evento, que contou com atividades voltadas para o aprendizado em diferentes áreas. No sexto e sétimo ano, os estudantes se dedicaram ao estudo da consciência negra, tendo a oportunidade de conhecer autores e escritores negros. Eles também discutiram sobre a diversidade cultural e a importância do respeito à população negra e aos indígenas.

Já os alunos do nono ano realizaram pesquisas sobre o uso das tecnologias na atualidade. Nesse contexto, abordaram temas como fontes de energia, átomos e tabela periódica. Através dessa abordagem, eles aprofundaram o conhecimento científico e entenderam melhor a relevância dessas informações para o mundo atual.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Padre Vieira, Márcia Rasia, a iniciativa foi considerada ainda tímida, uma vez que a Educação Básica ainda não possui uma cultura sólida de produção de pesquisa. No entanto, ressaltou que foi uma forma encontrada de estimular a pesquisa e produção de conhecimento, não se limitando à reprodução de informações.

E os resultados já começam a chegar. “No próximo ano o evento deverá ganhar ainda mais força. Isso será possível graças a uma parceria firmada entre o Colégio Padre Vieira e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), onde os professores da Educação Básica receberão formação para compreender melhor como realizar pesquisas e como integrá-las ao processo de aprendizado dos alunos”, revelou Márcia. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Colégio Padre Vieira em promover uma educação de qualidade, em que os estudantes sejam estimulados a desenvolver habilidades de pesquisa e a construir conhecimentos significativos.

Dircom/PMB – 05.12.2023