CEREST/Barreiras realiza qualificação sobre saúde e segurança ocupacional em ambiente hospitalar no município Formosa do Rio Preto

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CEREST/Barreiras realizou na última quinta-feira (05), uma qualificação sobre saúde e segurança ocupacional em ambiente hospitalar para 67 profissionais de saúde do Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago, em Formosa do Rio Preto. O evento contou com a participação das equipes de enfermagem, nutricionista, administrativo, trabalhadores dos serviços gerais, vigilantes, dentre outros.

Segundo a coordenadora do CEREST/Barreiras e especialista em Saúde do Trabalhador, Janaina Oliveira, o encontro teve como objetivo orientar os profissionais sobre a saúde e segurança dos trabalhadores que prestam assistência à saúde explícitos na Norma Regulamentadora NR-32, bem como alertar os servidores em relação à riscos aos quais estão expostos, afim de reduzir danos à saúde e, nortear quanto a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, incluindo os que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O CEREST/Barreiras, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, atende 14 municípios da região Oeste na prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores, tendo por finalidade prestar suporte técnico e apoio matricial para a rede de serviços de saúde, por meio da organização e planejamento de ações em saúde do trabalhador em nível regional e local.

A coordenadora esclarece ainda que no cotidiano de trabalho, os sujeitos estão expostos a múltiplas situações e fatores de risco para a saúde, que podem atuar sinergicamente ou potencializar seus efeitos ocasionando o seu adoecimento. Assim, profissionais de saúde que trabalham em hospitais ou unidades de saúde correm riscos relacionados a agentes de diferentes patologias. “Eventos como esse, nos proporcionam uma reflexão sobre os impactos deletérios dos acidentes com materiais biológicos sob a saúde humana, e alertam para a importância de conhecermos os riscos existentes no ambiente de trabalho no intuito de proteger os trabalhadores”, pontuou.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo