CER II promove Sala de Espera Educativa com palestras sobre o Setembro Amarelo, em Barreiras

Dando continuidade as ações do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Barreiras através do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), está realizando uma Sala de Espera Educativa na unidade, com o tema “Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio”. A ação iniciou nesta segunda-feira (12) e ocorre até sexta-feira (16), dando oportunidade de interagir com os usuários, familiares e ajudar quem precisa.

A equipe multidisciplinar faz o acolhimento de pais e acompanhantes, e transforma o espaço de ociosidade e espera em um momento de aprendizagem e esclarecimentos sobre assuntos relacionados a depressão, como lidar com sinais depressivos, sentimentos e comportamento que podem levar ao suicídio. Nesta manhã de quarta-feira (14), a psicóloga Milene Menezes e a nutricionista Caroline Argolo conduziram a palestra, e no período da tarde, a psicóloga Izabella Ayres e a enfermeira Zil Borges conversaram com os usuários.

A psicóloga Izabella explica que os pais e acompanhantes estão sendo participativos, compartilhando experiências que ajudam na superação dos problemas dia após dia. “A sala de espera é um momento em que podemos conversar, levar informações e apoio aos familiares de nossos usuários. Além da escuta, também explicamos sobre a rede de saúde mental do município, e onde e como procurar ajuda”, disse a psicóloga.

Ao lado do diretor do CER II, Anderson Vian, a coordenadora administrativa Geisa Schwambach, ressaltou que todos têm um papel importante e podem salvar vidas. “Na sala de espera falamos sobre o Setembro Amarelo e a importância do apoio para os pacientes e familiares, afinal, à medida que passamos a entender e multiplicar informações e orientações sobre o assunto, um número maior de pessoas saberão lidar com a situação ou até mesmo identificar alguns sinais de alerta”, informou a coordenadora.

Setembro Amarelo – Campanha de prevenção ao suicídio realizada no Brasil desde 2014, sendo considerada a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”, que está sendo reforçada em Barreiras pela rede de assistência municipal de forma intersetorial nas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Dircom/PMB –  14.09.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo