Centro de Especialidades Odontológicas de Barreiras realiza ações no mês da Saúde Bucal

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi comemorado no dia 20 de março, mas a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), realizou ao longo de todo mês ações pontuais levando atendimentos e informações sobre os cuidados odontológicos. A saúde bucal é necessária para prevenir inúmeros agravos de algumas doenças, como as autoimunes: diabetes e anemia, que podem agravar devido a má higiene bucal.

As ações foram realizadas no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), também na Unidade de Saúde da Família Martina Clara, em Barreirinhas, e ainda na sede do CEO, demais Unidades de Saúde da Família e no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), realizado nesta quarta-feira (27). Na oportunidade, a equipe de Saúde Bucal realizou sala de espera dialogando com a população sobre a importância do cuidado com a saúde bucal, tendo como principal objetivo, boa qualidade de vida e de saúde geral, escovação supervisionada e entrega de kits odontológicos para crianças em reabilitação intelectual e seus familiares.

“Ao longo de todo ano trabalhamos essa temática em parceria com as Unidades de Saúde e outras instituições públicas com esse objetivo de apresentar para a população a importância do cuidado com a saúde bucal. Este ano, no mês de atenção para a Saúde Bucal, levamos a mensagem para crianças, jovens e adultos e hoje, em especial para os pacientes do CER II e seus familiares”, ressaltou Érika Almeida, coordenadora de Saúde Bucal.

Conforme a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, a boa higiene é alcançada quando os dentes, a língua e as gengivas estão limpos e sem lesão ou dor, sendo que os cuidados bucais mais importantes são os mais acessíveis e fáceis, e que podem ser realizados em casa, como: escovar bem os dentes e a língua, ao menos três vezes ao dia; usar pasta de dente, se possível que contenha flúor; utilizar fio dental em todos os dentes  e comer alimentos balanceados, evitando o excesso de açúcar.

CEO: O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado na Rua Dudu Coité, nº 119, Jardim Ouro Branco. Após passarem pelas Unidades Básicas de Saúde de referência, os pacientes com diagnóstico de lesões suspeitas ou necessidade de alguma das especialidades ofertadas, serão encaminhados pelas equipes de saúde bucal para acompanhamento e realização de procedimentos no CEO.

Dircom/PMB – 27.3.2024

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo