Centro de Atenção Psicossocial – AD de Barreiras recebe vistoria técnica da equipe Saúde Mental do Estado da Bahia

A sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – AD II, de Barreiras, recebeu a equipe de Saúde Mental da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em uma visita técnica, na manhã de quinta-feira (18). A vistoria que teve a presença dos técnicos de Referência Técnica da Sesab, Vitor Brandão e Jarissa Santos, teve como finalidade avaliar o perfil epidemiológico dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a estrutura física e a descrição dos fluxos internos e processos de trabalho da equipe para habilitar o CAPS AD II, como o primeiro serviço de referência da região Oeste em álcool e outras drogas.

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, inaugurou o CAPS AD II em outubro de 2018 para o atendimento psicossocial de dependentes químicos e alcoólicos de segunda a sexta-feira, no bairro Vila Rica. A unidade atende ao público a partir de 16 anos com uma equipe multiprofissional, que além dos trabalhos do setor administrativo, também oferece acompanhamento com psicólogos, médicos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, artista plástico e professor musical.

Satisfeita com a vistoria ao CAPS AD II, a coordenadora do Centro destacou a relevância para o município. “A vistoria aconteceu em todo espaço, ficamos contentes em saber que o CAPS AD II de Barreiras está tendo seus serviços reconhecidos como preconiza o Ministério da Saúde dentro das políticas da Saúde Mental, na avaliação da equipe técnica da SESAB. Aqui é realizado um trabalho semanalmente pautado no acolhimento humanizado”, disse Deny Samper.

De acordo com a subsecretária municipal de saúde, Larissa Barbosa, que também acompanhou a vistoria, o próximo passo será a reconhecimento direto do Ministério da Saúde e a ampliação na oferta dos serviços da unidade.

“O objetivo do Estado nessa vistoria foi para habilitar os serviços realizados no CAPS AD II junto ao Ministério da Saúde, a partir dessa habilitação o município passará a receber um incentivo de custeio do serviço que é imprescindível para a manutenção do Centro Psicossocial, uma vez que a Prefeitura de Barreiras já faz esses atendimentos desde 2018 com recursos próprios do município, dando suporte para a equipe que vem desenvolvendo de forma exemplar suas dinâmicas, inclusive com médico psiquiatra que tem título de especialista e vasta experiência na área de álcool e outras drogas”, enfatizou Larissa.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo