Cenário epidemiológico da Covid-19: Secretário de Saúde de Barreiras participa de reunião com o titular da SESAB

Na manhã desta quinta-feira (11), o secretário de saúde de Barreiras Melchisedec Neves, esteve reunido com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, no auditório da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA). No encontro que contou com a participação de 37 gestores municipais de Saúde da região Oeste, Fábio Vilas-Boas falou do cenário epidemiológico da Covid-19 na região, da necessidade de avançar rapidamente com a vacinação e ainda da estrutura e serviços disponíveis da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Foi muito oportuno o encontro com o secretário Fábio Vilas-Boas, destacamos o empenho da SESAB no sentido de ampliar a oferta de serviços especializados com as ampliações que estão acontecendo no HO. Destacamos também, todos os investimentos realizados pelo prefeito Zito Barbosa para enfrentar o novo coronvírus desde o início da pandemia no Município, como a implantação de medidas sanitárias eficazes e diversas outras ações objetivando conter a proliferação do vírus, além da ampliação da oferta de leitos exclusivos de enfermaria e UTI’s para tratamento da Covid-19, bem como a atenção no restabelecimento dos pacientes através do Centro de Referência” pontuou Melchisedec.

Ainda de acordo com o secretário de saúde de Barreiras, “a Prefeitura tem enfrentado a pandemia sem descuidar de investimentos constantes na Atenção Básica, como a construção de novas unidades de saúde, bem como do Hospital Municipal de Barreiras, o projeto já está em fase conclusiva e contará também com ala exclusiva para atendimento pediátrico, além de uma nova maternidade”. Finalizou.

Na reunião, também estiveram presentes a diretora geral interina do Hospital do Oeste, Lilian Rocha e o diretor médico Lucien Zanon que tiraram dúvidas acerca da oferta de atendimentos clínicos e realização de exames no H.O. Durante a reunião, assuntos como o retorno de cirurgias eletivas, atendimento ambulatorial e demais demandas para a saúde de média e alta complexidade no Oeste, também estiveram em pauta.

Mais cedo, o secretário Fábio Vilas-Boas, visitou as obras de implantação da hemodinâmica no Hospital do Oeste, com mais de 95% das intervenções concluídas e previsão de inauguração em abril. Conforme o secretário, o serviço de hemodinâmica, procedimentos relacionados à cardiologia intervencionista, a exemplo angioplastia, cateterismo e implante de marca-passo serão realizados sem a necessidade de transferência do paciente para Salvador.

“Nessa primeira fase de visitas em 2021, estivemos no Oeste e Centro Norte. Em Barreiras acompanhamos de perto as obras de ampliação de serviços de cardiologia, oncologia, radioterapia, novas UTIs adulto e neonatal que estão sendo realizadas no Hospital do Oeste. Com relação a Covid-19, a macrorregião já vacinou mais de 19 mil pessoas, o que corresponde a 80,6% das doses disponíveis para os municípios. É um número bom, mas é preciso acelerar a imunização, pois a partir da próxima segunda-feira (15) toda a Bahia iniciará a vacinação da segunda dose”, disse o secretário.