Capacitação sobre Gestão do CadÚnico e Programa Auxílio Brasil é realizado em Barreiras

Com objetivo de expandir o entendimento sobre as novas legislações acerca do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil (PAB), foi realizado em Barreiras uma capacitação para os profissionais técnicos e gestores que atuam na gestão do CadÚnico nos territórios Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e do Velho Chico. A capacitação teve início na última terça-feira (13), no Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Especializado Dr. Renato Gonçalves (CEFAE), em Barreirinhas.

Conforme a técnica da Coordenação Estadual dos Programas CadÚnico e PAB, Mari Meneses, o momento foi oportuno para que esses profissionais que atuam diretamente com os dois programas, se apropriem dos marcos legais e possam aplicar devidamente em seus municípios, garantindo direitos à população.  “Barreiras foi à cidade sede escolhida para a realização dessa capacitação, com esse foco de expandir conhecimentos”, explica Mari que ministrou a capacitação juntamente com as técnicas estaduais Cristiane Jesus e Joane Azevedo, e ainda o colaborador Cristiano Nascimento do município de Cotegipe.

Presente na abertura do evento, a secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, destacou a importância desse encontro, cuja proposta foi de capacitar esses profissionais que trabalham diretamente com o público sobre a gestão dos programas, nos diversos municípios da Bahia.

“Momento enriquecedor oferecido ao longo desses dias aos técnicos e gestores das Bacias do Rio Grande, Rio Corrente e Velho Chico, que levarão esses conhecimentos para seus municípios, pois, atualmente o CadÚnico  é  uma ferramentas de cadastro para conhecer e incluir todas as famílias de baixa renda elegíveis para Benefícios Socioassistenciais. Barreiras buscou dar suporte para o Estado realizar essa atividade territorial com  excelência, proporcionando aos municípios a oportunidade de conseguir melhorar o Índice de Gestão Descentralizada (IGD)”, pontuou Maritânia Gonçalves.

A coordenadora do CadÚnico e Auxílio Brasil em Barreiras, Adriana da Silva, pontuou a relevância da capacitação. “Realmente vivenciamos um espaço de aprendizado, estou satisfeita com todas as abordagens legislativas e de funcionalidade dos programas apresentados nesta capacitação. A vinda desses instrutores estaduais foi bastante relevante, tiraram dúvidas, principalmente, sobre as leis e atualizações que passaram por mudanças no Cadastro Único, nos ajudando a ofertar um serviço de qualidade oferecido aos nossos munícipes”, disse.

Ao final da capacitação foi entregue certificado com carga horária de 20h aos 68 participantes.

Dircom/PMB – 15.09.2022

  • Compartilhe: