Barreiras: Vigilância Sanitária Municipal orienta população sobre determinação da Anvisa na proibição da venda do álcool 70% líquido

Seguindo com a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina o retorno da proibição da venda do álcool 70% líquido em supermercados e outros estabelecimentos, a Vigilância Sanitária Municipal irá fiscalizar, a partir de 30 de abril, estabelecimentos comerciais reforçando o cumprimento desta finalidade.

A comercialização do álcool 70% líquido era proibido há mais de 20 anos, sendo flexibilizada no período da pandemia da Covid-19, quando liberado e utilizado como produto desinfetante, sendo permitida a venda deste álcool etílico de forma excepcional, conforme Resolução da Diretoria Colegiada nº 766, de 8 de dezembro de 2022. A proibição, reflexo da determinação da Anvisa, não afeta a venda do álcool 70% em gel.

Conforme o coordenador da VISA em Barreiras, Canuto Aires, a partir do dia 30 de abril esta venda estará proibida em supermercados e demais estabelecimentos sem a devida autorização. “A Anvisa orienta que a população passe a utilizar outros produtos disponíveis no mercado que contenham em sua composição o álcool etílico 70%, como gel, lenço impregnado, aerossol, dentre outros”, pontuou.

Ele alerta ainda, que a partir de 1º de maio todo estoque contendo esse material deve ser descartado e retirado das prateleiras de vendas, sob pena de apreensão. “A venda desse produto passa ser controlado a partir desta data conforme determina a Anvisa, assim, os comércios que não são aptos para venda do álcool etílico 70% líquido, podem doar para hospitais, instituições de saúde, procurar a Vigilância Sanitária de Barreiras para obter orientações, ou obter outras informações pelo número 3613 9545”, explica Canuto.

Dircom/PMB – 10.4.2024